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Evitar que os clientes desistam de uma compra é hoje um dos maiores desafios dos e-commerces. Imagine que a cada 100 possíveis compradores de um produto, 80 desistam de adquiri-lo. Algo um tanto quanto frustrante para uma marca, mas que faz parte da realidade do varejo on-line. Uma pesquisa da empresa britânica SaleCycle mostra que a taxa de abandono dos carrinhos chega aos 81,08%, para ser mais exata. No Brasil, de acordo com a OpinionBox, essa taxa chegou aos 78% em 2022, sendo que 15% repetem a prática regularmente.
Em outras palavras, isso significa menos conversão e lucros para os negócios. Para se ter uma ideia, os britânicos abandonam quase £ 30 por mês, potencialmente resultando em mais de £ 18 bilhões em vendas perdidas por ano, segundo levantamento da Barclaycard.
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Nesse sentido, compreender os principais motivos de os consumidores não concluírem uma transação é imprescindível para redirecionar as estratégias e impulsionar de vez as vendas. Veja as principais razões identificadas globalmente:
A famosa frase: “só estou dando uma olhadinha” reflete a indecisão do consumidor. Quando uma pessoa ainda não sabe se deve adquirir determinado item, ou o que comprar, ela primeiramente vai amadurecer a escolha, comparar diferentes lojas para escolher uma.
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Quando colocamos o CEP depois de escolher um produto para verificar o valor do frete, é um momento determinante para a decisão de compra pela internet. Ainda conforme a pesquisa da OpinionBox, 66% dos consumidores desistiram de uma compra porque o frete ficou mais caro do que o esperado.
O prazo de entrega também é um fator importante para muitos consumidores. Quando o cliente percebe que o envio vai demorar mais do que gostaria, pode optar pela concorrência.
Se um consumidor prefere pagar via boleto bancário, mas o e-commerce oferece apenas pagamento via Pix ou cartão de crédito, por exemplo, é bem provável que procure outra marca que atenda sua necessidade. Por isso, é fundamental contar com diferentes opções para que os compradores possam escolher a sua preferência.
Formulário de cadastro muito extenso, informações pessoais em excesso, processo de checkout com muitas etapas, informações confusas. Esses e outros contratempos também podem frustrar o consumidor e até mesmo abalar a confiança no site, acarretando o abandono do carrinho.
Por Carolina Branchi é diretora de integrações da Dinamize
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