Chamadas

Motivos que podem cancelar sua aposentadoria em 2022

Existe um erro ao pensar que sua aposentadoria não pode ser cancelada. Saiba que existem motivos que podem interromper o seu benefício. Ao ter a aposentadoria concedida pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), o segurado passa a receber mensalmente e sempre na data estipulada pelo calendário do benefício.

Porém, o INSS por sua vez também não pode sair cancelando benefícios. Para ambos os casos é necessários bons motivos.

O beneficiário precisa durante o período que está recebendo a aposentadoria cumprir certas exigências do INSS

Quando você deixa de cumprir essas solicitações da Previdência Social, pode sim, ter o seu benefício suspenso e em alguns casos até mesmo no corte definitivo do benefício previdenciário.

Veja a seguir os motivos que podem fazer você perder o seu benefício caso não cumpra as exigências solicitadas pelo INSS.

Falta de prova de vida

Até 2021, o segurado era obrigado anualmente a comprovar que estava vivo. Muitas vezes, o benefício era interrompido devido ao fato da pessoa não comparecer na hora e local marcado pelo o Instituto.

No entanto, em 2022, a prova de vida sofreu uma alteração, que acabou sendo positiva para o aposentado.

Desde fevereiro deste ano, o INSS passou a ficar incumbido de comprovar que o beneficiário está vivo.

Dessa forma, o segurado não é mais obrigado a comparecer em uma agência bancária para realizar a prova de fé.

Isso se tornou mais fácil, depois que o órgão passou a ter acesso a diversas informações das bases do governo, onde, através do cruzamento de dados o próprio INSS consegue comprovar que o segurado está vivo.

Nos casos em que não houver nenhuma forma do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) comprovar que a pessoa está viva, vai ser permitido ao órgão requerer outras formas de comprovação de vida.

O mês de aniversário do segurado como data para realização da prova de vida não mudou e as novas regras já estão valendo desde a publicação da portaria no dia 2 de fevereiro.

Não sacar o benefício

Caso o aposentado ou pensionista pare de sacar os valores dos pagamentos mensais pode ser um motivo de que o órgão acredite que a pessoa já faleceu.

Geralmente, o INSS estipula um prazo antes de suspender o pagamento. O benefício pode ser interrompido após um período superior a dois meses sem movimentação do dinheiro na conta do segurado.

Caso o aposentado consiga poupar o valor do benefício, vai precisar fazer algum tipo de movimentação mensal no valor.

Pente-fino

Todas as vezes que o INSS encontrar algo que decline falta de informações em seus dados ou outro tipo de problema, o órgão convocará o beneficiário para passar por um pente-fino, sendo sua obrigação atender o pedido do INSS. 

O pente-fino serve para combater fraudes relacionadas aos benefícios pagos pelo INSS, onde, mesmo que você não tenha cometido nenhuma fraude, o órgão pode convocá-lo para comprovar algumas dúvidas geradas.

Ao receber a carta de convocação do Instituto, ligue para o número 135 ou acesse a plataforma Meu INSS para agendar o atendimento.

Compareça no dia e hora marcados, levando as documentações solicitadas pelo INSS. Essa documentação servirá para comprovar que sua situação não está irregular.

Não comparecer à perícia

Quando você recebe aposentadoria por invalidez ou auxílio-doença, deve quando for convocado comparecer à perícia médica pelo INSS. Ela serve para manter o seu benefício ativo.

No caso do segurado que recebe aposentadoria por invalidez, a perícia pode estar relacionada ao programa de revisão de benefícios, comumente chamado de pente-fino.

Em relação ao auxílio-doença, é necessário marcar perícia pelo telefone 135 ou pelo aplicativo Meu INSS para conseguir prorrogar o benefício caso não tenha se recuperado.

Dica Extra do Jornal Contábil: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social. 

Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana? Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática

Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise. 

Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.

Jorge Roberto Wrigt

Jornalista há 38 anos, atuando na redação de jornais impressos locais, colunista de TV em emissora de rádio, apresentador de programa de variedades em emissora de TV local e também redator de textos publicitários, na cidade de Teresópolis (RJ). Atualmente se dedica ao jornalismo digital, sendo parte da equipe do Jornal Contábil.

Recent Posts

6 motivos que cancelam o seu MEI

O regime MEI (Micro Empreendedor Individual) foi estruturado pelo Governo Federal para garantir que trabalhadores…

3 horas ago

EQT 1/2025: entenda o que é e como funciona

Se você é estudante de Ciências Contábeis com dúvidas ou uma profissional de contabilidade, é…

4 horas ago

Quando converter MOV para MP4 é a melhor opção para facilitar seu trabalho com vídeos

Em um mundo cada vez mais digital, os vídeos estão presentes em todos os lugares,…

4 horas ago

Bancos em alerta máximo com nova ameaça digital; conheça a TrickMo

Se tem uma coisa que ninguém quer é ver sua conta bancária comprometida, mas as…

5 horas ago

Quem pode e quem não pode sacar a multa de 40% do FGTS?

O Fundo de Garantia do Tempo por Serviço (FGTS) é um direito do trabalhador com…

5 horas ago

Alguém tem que pagar! Para quem ficam as dívidas do parente falecido

Perder um ente querido já é um momento complicado, mas quando surgem dúvidas sobre as…

5 horas ago