Chamadas

Motorista não precisa mais andar com a CNH para dirigir?

A partir de 12 de abril deste ano a Lei 14.071/20 passou a ter validade, com ela foram alterados 57 pontos no Código de Trânsito Brasileiro. 

As mudanças foram variadas, indo desde alteração no processo para obter a CNH até passando a ser obrigatório o uso de farol baixo em rodovias. 

Porte da CNH

Mesmo com a validade da lei em abril, alguns condutores ainda possuem dúvidas relacionadas ao porte da CNH, se são ou não obrigados a portar o documento. 

As alterações ocorridas no Código de Trânsito Brasileiro geraram alterações referentes a regra de ser obrigatório portar o seu documento de habilitação. 

Desde de a vigência da lei o motorista está dispensado de portar a CNH lembrando que desde que a fiscalização possa realizar a verificação por meio do sistema, comprovando assim que o condutor está habilitado e com seu documento em dia. 

Ressalto aqui que o motorista necessita então estar em posse ao menos de sua habilitação digital (e-CNH) instalada em seu smartphone, pois quando possui-a, o condutor realmente fica dispensado da necessidade do documento de papel em mãos podendo apresentar o digital.   

Emissão da e-CNH

Necessito destacar também que para que haja a possibilidade de uso da sua e-CNH, será preciso que na versão de papel exista o QR code, lembrando que só tem essa disponibilidade aqueles documentos com emissão após maio de 2017. 

Caso a sua CNH tenha sido emitida antes de maio de 2017 é preciso portar consigo o documento em papel, exceto que seja solicitada uma segunda via da carteira. 

Como emitir a e-CNH?

Para realizar o download da e-CNH é necessário acessar a loja de aplicativos do seu smartphone e realizar a busca pelo aplicativo “Carteira Digital de Trânsito”

Também é preciso a realização do cadastro no site do Governo Federal e optar por uma das opções disponíveis (validação facial pelo aplicativo, número do CPF, ‘internet banking’ , entre outras) e criar uma senha de acesso na plataforma.

Ressalto que existe a obrigatoriedade de realizar o cadastramento para aqueles que realizam o primeiro acesso ao aplicativo.  

Wanessa

Redação Jornal Contábil

Recent Posts

Isenção do Imposto de Renda de até R$ 5 mil: se atualize sobre o projeto!

No final do ano passado foi anunciado em rede nacional a nova faixa de isenção…

7 horas ago

DCTFWeb: entenda tudo o que mudou com a prorrogação

Após a solicitação das principais entidades contábeis, o prazo de entrega da Declaração de Débitos…

11 horas ago

Contabilidade: 5 dicas para se estressar menos no trabalho

A semana de trabalho está se aproximando para os profissionais de contabilidade, porém, muitos já…

14 horas ago

INSS: Dor na Coluna e aumento nos Transtornos Mentais Lideram Afastamentos por Incapacidade Temporária no Brasil em 2024

O Brasil, em 2024, testemunhou um aumento considerável nos benefícios concedidos por incapacidade temporária, evidenciando…

19 horas ago

Quem paga a conta de carro batido no estacionamento

Estacionar o carro e voltar para encontrá-lo amassado é um pesadelo para qualquer motorista. Mas…

20 horas ago

Aprenda com eles! 8 hábitos comuns das pessoas bem-sucedidas

O que faz uma pessoa ser bem-sucedida? Sorte? Inteligência? Conhecimentos privilegiados? Pode até ser que…

20 horas ago