Muitos motoristas têm até esta segunda-feira (31) para regularizar a sua situação. Quem não fizer as atualizações necessárias na sua CNH, pagará multa, perderá sete pontos na carteira e terá o carro retido.
Em razão da Covid-19, os prazos para a renovação da CNH (Carteira Nacional de Habilitação) sofreram algumas mudanças.
De acordo com a normativa federal, voltada para a fiscalização de trânsito, as carteiras de habilitação vencidas entre o período de 1º de março de 2020 e com vencimento até 31 de dezembro de 2021 estavam sendo consideradas válidas.
Porém, o procedimento voltou a ser necessário e muitos motoristas podem ser penalizados com multa, ter os documentos recolhidos e até mesmo a retenção do veículo.
Neste caso, os condutores deverão ficar ligados aos prazos de renovação da sua CNH. Segundo o artigo 162 do Código de Trânsito Brasileiro, quem estiver conduzindo um carro com a carteira vencida há 30 dias vai estar cometendo uma infração gravíssima, correndo o risco de perder 7 pontos na carteira, sendo necessário pagar uma multa no valor de R$ 292,47.
Se você teve o seu documento vencido em outubro de 2021, deverá regularizar a sua situação até esta segunda-feira (30). A regra foi publicada no Diário Oficial da União no dia 20 de setembro de 2021 após resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).
Os motoristas vão poder andar somente com a Carteira Nacional de Habilitação Digital (CNH Digital).
De acordo com a legislação em vigor, a versão digital do documento, tanto da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) quanto do CRLV ou CLA (Comprovante do Licenciamento Anual) valem tanto quanto a impressa.
O motorista não precisa ter acesso à internet para acessar a CNH Digital. A conexão com a internet é necessária apenas na inclusão dos documentos. Depois, tanto a CNH Digital quanto o CRLV Digital estarão disponíveis off-line, sendo acessados, apenas, com a senha de quatro dígitos.
O condutor deverá fazer o download do aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT), disponível para Android e iOS, para ter acesso a CNH Digital. Você deverá fazer o cadastro do aplicativo, em seguida receberá um e-mail, logo após, deverá clicar no link para ativar o cadastro. Em seguida, após ativar o cadastro, deverá fazer o login no aplicativo e depois clicar em “adicionar documento”, que será a CNH digital.
Existem três maneiras para emitir o documento:
Pelo celular
Com certificado digital
Sem certificado digital (tendo que comparecer ao Detran).
Introdução ao Relatório Jornal Contábil de Empresas no Brasil O Brasil encerrou 2024 com 21,6 milhões…
A reforma tributária, solução para simplificar a tributação sobre o consumo, apresenta desafios significativos para…
Se você participou de alguma edição do Enem, quer parcelar seus estudos e está tentando…
A inteligência artificial (IA) está transformando diversos setores da economia, e com os escritórios contábeis…
Nesta terça-feira, dia 04 de fevereiro, é uma data dedicada ao Dia Mundial do Câncer.…
A integração de inteligência artificial (IA) avançada, como o Deepseek, está transformando a contabilidade em uma…