Para garantir uma experiência personalizada aos seus segurados, o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) fez algumas mudanças em seu site e aplicativo.
Agora, cada segurado que acessar o MEU INSS terá acesso a uma tela diferente com informações sobre os principais serviços oferecidos pelo instituto.
Para aqueles que possuem um benefício ativo, será possível ver em destaque informações como o número e o tipo, além do valor e data prevista para receber o pagamento. Aqueles que fizeram solicitações, poderão ver a Carta de Concessão.
Com essas mudanças o INSS também disponibilizou a reativação imediata do benefício suspenso ou cessado por falta de prova de vida. Se este é seu caso, continue conosco e saiba como fazer esse procedimento sem sair de casa.
A prova de vida é um procedimento obrigatório e utilizado pelo INSS para evitar pagamento indevido e fraudes contra a Previdência Social.
Desta forma, aqueles que deixam de fazer a comprovação podem ter seus benefícios suspensos ou até mesmo cancelados. Mas para facilitar a reativação do pagamento, agora os segurados podem acessar a plataforma MEU INSS e fazer a prova de vida por meio da biometria facial.
Então, basta acessar com seus dados pessoais e buscar pela opção “prova de vida”, depois, será preciso seguir o passo a passo e fazer a biometria facial.
Mas atenção: esse procedimento está disponível apenas para aqueles que já possuem a biometria facial cadastrada nos bancos de dados do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) e Detran de cada estado.
Segundo o INSS, ao fazer a prova de vida pela plataforma virtual o segurado terá seu benefício reativado na hora, sem precisar sair de casa. Assim, as pessoas não precisarão ir ao banco ou a uma agência do INSS, para fazer a comprovação e pedir a retomada do pagamento.
Além de expandir a prova de vida por biometria para esse novo grupo, o MEU INSS também atualizou as mensagens de orientação para quem aqueles que ainda não podem realizar a prova de vida através da biometria.
Com isso, o objetivo é esclarecer ao segurado o que ele deve fazer realizar o procedimento de outras formas para não ficar sem receber seu benefício. Atualmente, as opções para a prova de vida são:
Com as mudanças feitas na plataforma MEU INSS, aqueles que ainda não recebem benefícios previdenciários e assistenciais, também poderão ver uma tela diferente com acesso aos serviços mais buscados pela população em geral.
Vale destacar que através do aplicativo, o INSS oferece mais de 90 serviços, dentre eles, estão os seguintes:
Dica Extra do Jornal Contábil: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social.
Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana? Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática:
Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise.
Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.
Por Samara Arruda
Introdução ao Relatório Jornal Contábil de Empresas no Brasil O Brasil encerrou 2024 com 21,6 milhões…
A reforma tributária, solução para simplificar a tributação sobre o consumo, apresenta desafios significativos para…
Se você participou de alguma edição do Enem, quer parcelar seus estudos e está tentando…
A inteligência artificial (IA) está transformando diversos setores da economia, e com os escritórios contábeis…
Nesta terça-feira, dia 04 de fevereiro, é uma data dedicada ao Dia Mundial do Câncer.…
A integração de inteligência artificial (IA) avançada, como o Deepseek, está transformando a contabilidade em uma…