Chamadas

Mudanças na lei de trânsito em 2024 que você precisa saber!

Com a chegada de 2024, novas regras se estabeleceram para a indústria automotiva. Desde 1º de janeiro, todo carro novo no Brasil tem a obrigação de ter novos itens de segurança. Entre eles, constam faróis de uso diurno e controle de estabilidade.

Há ainda uma resolução que regulamenta os retrovisores de veículos escolares. Há mudanças técnicas como definição de tipos de equipamentos, regularização de câmeras e monitores, entre outros atributos.

De acordo com uma resolução do Contran (Conselho Nacional de Trânsito) sua obrigatoriedade já deveria estar em vigência desde 2021, porém o Governo Federal aumentou os prazos em cerca de três anos devido à pandemia da Covid-19.

Acompanhe a leitura e saiba o que mudou.

Leia também: Novo Super Radar Agora Fiscaliza Até 8 Infrações Diferentes De…

Mudanças 2024

Dentre as alterações constam:

Equipamentos como controle de estabilidade, luzes diurnas, alerta de cinto de segurança afivelado no painel e teste de impacto lateral se tornaram obrigatórios para a venda de veículos novos no Brasil a partir de 1º de janeiro de 2024. 

Assim, todos os carros novos a partir de agora precisam sair de fábrica com luzes diurnas (as DRLs, que não precisam ser LEDs e podem ser lâmpadas convencionais), controle de estabilidade (ESC), alerta de cinto afivelado e teste de impacto lateral. A luz pode ser de LED ou de lâmpada halógena, desde que fique acesa junto com o motor ligado e seja impossível do motorista desligá-la.

O uso dessas luzes supre a necessidade de usar os faróis baixos em rodovias durante o dia, além de deixar o carro mais visível em outras situações. Durante a noite, no entanto, o DRL não vale como farol aceso e pode render uma multa ao motorista caso apenas ele esteja aceso.

Além disso, a indicação de frenagem brusca e repetidores de seta nos retrovisores e pára-lamas também se tornam obrigatórios. 
Por fim, para vans, ônibus e caminhões a obrigatoriedade para o controle de estabilidade passa a valer apenas em 1º de janeiro de 2025. O equipamento impede que o motorista perca o controle do carro em situações de risco, como curvas fechadas, desvios bruscos de rota e pisos escorregadios.

Ana Luzia Rodrigues

Jornalista há 30 anos já atuou nas redações de jornais de Teresópolis como reporter, editora , diagramadora. Fez vários textos jornalísticos para o evento Rio 92 e atualmente está atuando no jornalismo digital integrando a equipe do Jornal Contábil.

Recent Posts

Brasil atinge 21,6 milhões de empresas ativas em 2024; Simples Nacional domina 84% do mercado

Introdução ao Relatório Jornal Contábil de Empresas no Brasil O Brasil encerrou 2024 com 21,6 milhões…

5 horas ago

Artigo: O empresariado brasileiro e o ano mais difícil na transição pós-reforma

A reforma tributária, solução para simplificar a tributação sobre o consumo, apresenta desafios significativos para…

6 horas ago

Inscrições para o Fies abertas até sexta-feira, dia 7. Veja como fazer

Se você participou de alguma edição do Enem, quer parcelar seus estudos e está tentando…

7 horas ago

Inteligência Artificial e os escritórios contábeis: uma parceria estratégica para o futuro

A inteligência artificial (IA) está transformando diversos setores da economia, e com os escritórios contábeis…

9 horas ago

Dia Mundial do Câncer: campanha estimula prevenção e INSS tem benefícios garantidos

Nesta terça-feira, dia 04 de fevereiro, é uma data dedicada ao Dia Mundial do Câncer.…

10 horas ago

Seu Escritório Contábil Está Pronto para o Deepseek?

A integração de inteligência artificial (IA) avançada, como o Deepseek, está transformando a contabilidade em uma…

10 horas ago