Empreendedorismo

Mulher Empreendedora: Grupo Mulheres do Brasil se unem para formar novas líderes

O Conselho da Mulher Empreendedora e da Cultura (CMEC) da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp) e o Grupo Mulheres do Brasil se uniram com o objetivo de formar novas líderes. Uma parceria foi firmada entre a presidente do CMEC, Ana Claudia Badra Cotait, e a CEO do Mulheres do Brasil, Marisa Cesar.

Cursos de capacitação e de fomento ao empreendedorismo feminino passarão a ser oferecidos às mulheres por meio das Associações Comerciais (ACs). O aspecto social, com projetos voltados a temas como igualdade racial e de gênero, além da busca por uma maior representatividade feminina na política, fará parte desta parceria.

“Vamos promover uma mútua e ampla colaboração, promovendo o intercâmbio de informações, a cooperação institucional e ações para o fomento e o desenvolvimento de empresárias que estão à frente de micro e pequenos negócios ou que desejam concretizar o sonho de ter um negócio próprio”, afirmou Ana Claudia. “Juntas, poderemos ajudar as mulheres que desejam ser protagonistas de sua própria história, A palavra que vai impulsionar esta parceria será: sororidade”, destacou Ana.

CEO de um grupo que já conta com mais de 25 mil participantes no País e no exterior, Marisa avalia que a o trabalho com o CMEC ampliará as atividades de ambas as entidades. “Precisamos aproveitar o que cada um tem de melhor. Unir o conhecimento das voluntárias do nosso Grupo para empoderar as mulheres a alcançar os cargos de lideranças”, destacou Marisa.

[banner-rotativo]

FACESP MULHER

Além da capilaridade e do associativismo, formados por uma rede de 420 Associações Comerciais, que representam mais de 200 mil empreendedores de todo o Estado, o Programa Facesp Mulher, desenvolvido pelo CMEC em parceria com o Sebrae, foi um fator importante para este trabalho em conjunto.

“Esta belíssima iniciativa da Facesp e do Sebrae vai ajudar as mulheres que estão começando com um negócio. Vamos colocar a nossa rede à disposição destas empreendedoras que querem iniciar ou estruturar uma carreira. A partir deste tripé – CMEC, Mulheres do Brasil e Sebrae – teremos cursos, palestras com as voluntárias tanto do nosso Conselho quanto do Mulheres do Brasil, e eventos que as auxiliarão neste processo”, adiantou Ana Claudia.

A parceria prevê, ainda, parcerias e sensibilização das ACs para que os auditórios possam utilizados em eventos. Desta forma, as Associações Comerciais passam a ser as grandes abalizadoras desta parceria. “Poderemos ter na Associação Comercial uma porta de entrada para falar com as mulheres de todo o Estado. Nossa missão, agora, é estabelecer uma harmonia nas agendas para definirmos um cronograma de palestras e demais atividades”, finalizou Marisa.

CMEC

O Conselho da Mulher Empreendedora e da Cultura é um órgão criado para incentivar e fomentar a participação da mulher nas áreas empresarial, político institucional e social. Com representatividade em todo o Estado, por meio das conselheiras, o CMEC promove e participa de campanhas sociais e culturais. Entre os principais objetivos está a promoção de intercâmbio com os Conselhos da Mulher das ACs e distritais e a realização de convênios e parcerias com entidades ou órgãos similares.

O Grupo Mulheres do Brasil foi criado em 2013 por 40 mulheres de diferentes segmentos com o intuito de engajar a sociedade civil na conquista de melhorias para o País.

Sobre a Facesp: A Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp), com 55 anos de existência, promove a união das “forças vivas” do Estado de São Paulo, estimulando os empreendedores paulistas a participar da vida política, econômica e social do Estado e do País.

Leonardo Grandchamp

Supervisor de Redação do Jornal Contábil e responsável pelo Portal Dia Rural.

Recent Posts

INSS: confira o calendário de pagamentos de fevereiro

Milhões de pessoas ainda vão receber seus benefícios do INSS referentes ao mês de janeiro…

42 minutos ago

Brasil atinge 21,6 milhões de empresas ativas em 2024; Simples Nacional domina 84% do mercado

Introdução ao Relatório Jornal Contábil de Empresas no Brasil O Brasil encerrou 2024 com 21,6 milhões…

11 horas ago

Artigo: O empresariado brasileiro e o ano mais difícil na transição pós-reforma

A reforma tributária, solução para simplificar a tributação sobre o consumo, apresenta desafios significativos para…

12 horas ago

Inscrições para o Fies abertas até sexta-feira, dia 7. Veja como fazer

Se você participou de alguma edição do Enem, quer parcelar seus estudos e está tentando…

13 horas ago

Inteligência Artificial e os escritórios contábeis: uma parceria estratégica para o futuro

A inteligência artificial (IA) está transformando diversos setores da economia, e com os escritórios contábeis…

15 horas ago

Dia Mundial do Câncer: campanha estimula prevenção e INSS tem benefícios garantidos

Nesta terça-feira, dia 04 de fevereiro, é uma data dedicada ao Dia Mundial do Câncer.…

16 horas ago