A multa de 40% sobre o saldo do FGTS aplica-se ao trabalhador que possui carteira de trabalho assinada e é dispensado sem justa causa. Nestes casos, o empregador é obrigado a pagar multa de 40% do valor depositado na conta de trabalho associada.
Confira no artigo de hoje como receber e saiba calcular o valor que você irá receber.
O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) foi desenvolvido com o intuito de proteger o trabalhador demitido sem justa causa, mediante a abertura de uma conta vinculada ao contrato de trabalho.
No início de cada mês, o empregador deposita dinheiro em conta aberta pela Caixa em nome do empregado, o que equivale a 8% do salário de cada empregado.
O FGTS é constituído pelo total desses depósitos mensais e os valores pertencem aos empregados que, em algumas situações, podem dispor do total depositado em seus nomes.
No caso de desligamento sem justa causa, o empregador deve pagar multa de 40% sobre o saldo da conta vinculada ao FGTS. Após a reforma trabalhista, esse direito permanece inalterado, isso quer dizer que o FGTS não deixou de existir e não pode ser alterado de acordo com o negócio de emprego.
No entanto, desde a reforma trabalhista, uma novidade sobre a rescisão do contrato de trabalho diz respeito à possibilidade da extinção de comum acordo do contrato de trabalho, entre empregador e empregado, e caso isso ocorra, há mudança no pagamento do FGTS, a multa reduzirá para 20% e o trabalhador só poderá resgatar 80% do valor depositado.
O empregador paga multa de 40% sobre o saldo do FGTS no mesmo período do pagamento de verbas trabalhistas, isso quer dizer que a empresa deve pagar a multa em até 10 dias corridos a partir da data de rescisão do contrato de trabalho.
Quando a empresa não efetua o depósito do FGTS, ela fica obrigada a realizar todos os depósitos que estão atrasados, e também continua sendo obrigatório o pagamento da multa de 40% do FGTS ao empregado.
O trabalhador que quiser saber quanto receberá da multa de 40% do saldo do FGTS deve primeiro saber o valor depositado na conta vinculada ao fundo de garantia.
Você pode realizar download do aplicativo do FGTS que está disponibilidade para Android e IOS e consultar os valores, também é possível verificar seu extrato do FGTS pelo site da caixa.
Confira como é simples acessar:
Realizar o cálculo da multa é simples após identificar o valor acumulado no FGTS, pois ele será a base para a conta.
Então, o saldo deve ser multiplicado por 0,40. Ao fazer isso, você vai encontrar um resultado de 40% do saldo, no caso é uma multa do FGTS. Para ilustrar melhor, vejamos um exemplo prático!
Supondo que durante todo o período em que o colaborador prestou serviços para a empresa, ele acumulou um saldo total de R$ 2.000,00 no Fundo de Garantia de Tempo de Serviço. Sendo assim, esse é o valor base para a fazer o cálculo da multa. Então, o cálculo ficaria da seguinte maneira:
2.000 x 0,40 = 800
Este é o resultado do cálculo, ou seja, o valor da multa do FGTS desse empregado é de R$ 800,00.
A forma mais comum de resgatar o saldo do FGTS é quando o trabalhador é demitido sem justa causa. No entanto, não é a única maneira de sacar seu benefício. Ainda é possível solicitar o saldo nas seguintes circunstâncias:
Introdução ao Relatório Jornal Contábil de Empresas no Brasil O Brasil encerrou 2024 com 21,6 milhões…
A reforma tributária, solução para simplificar a tributação sobre o consumo, apresenta desafios significativos para…
Se você participou de alguma edição do Enem, quer parcelar seus estudos e está tentando…
A inteligência artificial (IA) está transformando diversos setores da economia, e com os escritórios contábeis…
Nesta terça-feira, dia 04 de fevereiro, é uma data dedicada ao Dia Mundial do Câncer.…
A integração de inteligência artificial (IA) avançada, como o Deepseek, está transformando a contabilidade em uma…