Em seu primeiro exercício de renegociação de dívidas do ano, o Procon do Governo do Estado do Rio de Janeiro bateu recorde no número de atendimentos e de acordos de todas as edições de mobilizações presenciais promovidos com as concessionárias de água e esgoto.
O evento aconteceu nos cinco dias da semana passada e recebeu 1.499 consumidores que foram negociar contas atrasadas com a Cedae, Prolagos, Zona Oeste Mais, Águas do Rio, Águas de Juturnaíba e Águas de Niterói.
Léo Vieira, secretário estadual de Defesa do Consumidor, afirmou que: “O grande número de atendimentos realizados mostra o quanto a população que está endividada quer pagar as contas atrasadas. O mutirão veio justamente para ajudar os cidadãos fluminenses a saírem do vermelho; foi uma solução rápida e diferenciada para aqueles que estavam na iminência de terem o serviço cortado”.
Por exemplo, uma pessoa muito endividada veio ao Procon-RJ com uma dívida superior a R$ 52 mil e conseguiu reduzir a dívida para cerca de R$ 7 mil.
“Realizamos mutirões de renegociação de dívidas de forma frequente. Sempre acreditei no potencial desse tipo de evento para ajudar os consumidores. Agora, vamos partir para o mutirão com as instituições financeiras no Dia do Consumidor, 15 de março”, afirmou Cássio Coelho, presidente do Procon-RJ.
A Cedae também conseguiu reduzir a dívida do consumidor de cerca de 52 mil reais para 7 mil reais em 70 parcelas.
Um cliente da Águas do Rio, com as três últimas contas vencidas, conseguiu negociar e pagar em 36 vezes sem juros.
A Zona Oeste Mais dividiu em 60 vezes o débito de uma pessoa que estava com boletos vencidos há mais de oito anos. Já a Águas de Niterói parcelou em 42 vezes uma dívida de ligação de água.