Essa é uma ótima notícia para quem está endividado com os bancos, quer acertar o pagamento e se livrar da lista dos nomes negativados. De 1º a 31 de março ocorre uma nova edição do Mutirão de Negociação e Orientação Financeira, promovido pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban), em parceria com o Banco Central, a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) e os Procons de todo o país.
Dessa forma, os consumidores terão uma oportunidade de negociar com os bancos e em condições muito especiais.
As ofertas e condições variam de acordo com as instituições financeiras. Estão inclusas neste mutirão as dívidas em cartão, cheque especial e crédito consignado. Outros valores em atraso também poderão ter chances de negociação com bancos e financeiras.
Todavia, empréstimos em atraso que tenham bens dados em garantia (como veículos e imóveis) não entram na lista.
Leia também: Projeto Concede Anistia De Dívidas Com Financiamento Estudantil
A negociação pode ser feita diretamente com o banco ou financeira usando os canais oficiais da instituição ou pelo portal Consumidor.GovBr, que o usuário acessa por meio de sua conta prata ou ouro.
Na página que trata do Mutirão Nacional, criada para orientar o consumidor sobre como aderir à campanha, há vídeos mostrando o passo a passo de como acessar o portal, localizar a instituição e abrir o pedido de negociação.
Na plataforma Registrato, do Banco Central, é possível consultar empréstimos e financiamentos em seu nome. Informações financeiras, como contas com bancos e financeiras, investimentos e chaves PIX também estão disponíveis na página. Os dados são sigilosos e só podem ser vistos por você.
Leia também: Como Saber Se Estou Com Dívidas Em Atraso?
Por fim, para pessoas superendividadas, a orientação é procurar órgãos de proteção e defesa do consumidor. O superendividamento é definido como a impossibilidade de o consumidor pagar a totalidade de suas dívidas sem comprometer seu mínimo existencial.
Segundo a Febraban, no último mutirão, realizado em novembro passado, mais de dois milhões de contratos foram renegociados pelos bancos. Foram somados 24,3 milhões de contratos em atraso repactuados pelo sistema bancário no período da pandemia, entre março de 2020 e novembro de 2022, que superam R$ 1,3 trilhão em saldo devedor, e R$ 200 bilhões em parcelas suspensas.
Introdução ao Relatório Jornal Contábil de Empresas no Brasil O Brasil encerrou 2024 com 21,6 milhões…
A reforma tributária, solução para simplificar a tributação sobre o consumo, apresenta desafios significativos para…
Se você participou de alguma edição do Enem, quer parcelar seus estudos e está tentando…
A inteligência artificial (IA) está transformando diversos setores da economia, e com os escritórios contábeis…
Nesta terça-feira, dia 04 de fevereiro, é uma data dedicada ao Dia Mundial do Câncer.…
A integração de inteligência artificial (IA) avançada, como o Deepseek, está transformando a contabilidade em uma…