Criminosos estão aplicando um novo golpe visando idosos vulneráveis que podem ter direito ao Benefício de Prestação Continuada (BPC), um auxílio pago mensalmente pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
As autoridades alertam que os golpistas enviam mensagens enganosas por SMS ou WhatsApp, alegando que as vítimas têm direito ao benefício, mas cobram taxas exorbitantes para supostamente liberar os valores.
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O BPC/Loas é um benefício no valor de um salário mínimo (atualmente R$ 1.412) pago mensalmente a pessoas com deficiência, independentemente da idade, e a idosos a partir de 65 anos que se encontram em situação de vulnerabilidade socioeconômica.
Para receber o auxílio, é necessário comprovar a condição de baixa renda por meio da inscrição no Cadastro Único de Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).
Os golpistas enviam mensagens às vítimas, alegando que elas têm direito ao Benefício de Prestação Continuada (BPC). Posteriormente, agendam um encontro, fingindo ser procuradores que ajudarão a obter o benefício.
Nesse encontro, os criminosos cobram uma taxa, afirmando ser necessária para acelerar o processo. No entanto, o INSS ressalta que a solicitação de benefícios é gratuita e não requer intermediários ou taxas.
Para se proteger desse e de outros golpes semelhantes, o INSS recomenda seguir algumas orientações importantes:
Canais oficiais de comunicação do INSS
O INSS nunca entra em contato direto com o cidadão para solicitar dados pessoais ou pedir o envio de fotos de documentos por e-mail, WhatsApp ou outros aplicativos de mensagens.
O canal digital oficial para envio de documentos é o Meu INSS O segurado jamais deve enviar documentos por e-mail.
O número do SMS usado pelo INSS para informar os cidadãos é 280-41. O INSS nunca manda links, apenas informa sobre o andamento dos processos no Meu INSS.
A biometria facial é feita exclusivamente pelo aplicativo Gov.br
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Sempre que o INSS convoca o cidadão para apresentar documentos, essa convocação fica registrada no Meu INSS e também pode ser verificada pelo telefone 135.
A pessoa deve utilizar apenas os canais oficiais de atendimento para cumprir qualquer solicitação do INSS, seja para agendar um serviço ou entregar algum documento: aplicativo/site Meu INSS ou agência da Previdência Social (com agendamento).
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