Cuidado com as falsas notícias que circulam na internet dizendo que o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) liberou o pagamento do 14º salário para os aposentados e pensionistas – é FAKE!
Na verdade o que existe é um projeto de lei que está em tramitação. O PL 4367/20 deveria criar de forma extraordinária um abono anual, que contemplaria aposentados e pensionistas para compensar os impactos da pandemia da Covid-19. O que podemos dizer é que o projeto ainda nem foi aprovado pelo Congresso Nacional.
Ele teve alguns avanços na Câmara dos Deputados, em duas comissões (de Seguridade Social e a de Finanças e Tributação) e no momento está na de Constituição e Justiça (CCJ). Ou seja, precisa ser aprovada no colegiado para depois seguir para o Senado Federal, isso porque a tramitação tem caráter conclusivo. Ou seja, não precisa sequer passar pelo plenário. Para isso, seria necessário um requerimento com a assinatura de 52 deputados.
De acordo com o texto, seriam beneficiados os mais de 35 milhões de aposentados e pensionistas em todo o país. Neste caso, seria necessária uma verba de R$ 50 bilhões nesses dois anos. Diferente do 13º salário, que é pago todo ano aos beneficiários do INSS, o 14° salário seria uma ajuda emergencial que seria paga em apenas dois anos.
De acordo com o jornal O Globo, o INSS afirmou que “não existe 14º salário e não cabe ao INSS liberar ou criar esse tipo de bonificação extraordinária”. Além disso, “as antecipações de 13º que ocorreram, por exemplo, foram por força de Decreto Presidencial – o INSS só executou o pagamento.”
O 14º salário foi criado como projeto de lei nº 4367/20 para beneficiar aposentados e pensionistas com o pagamento de mais um salário extra, além do décimo terceiro.
A intenção era beneficiar os aposentados e pensionistas do INSS durante os anos de 2020 e 2021. Eles teriam direito à referida quantia mais o acréscimo proporcional, porém limitado a um teto de até dois salários mínimos.
De acordo com o PL, o pagamento do 14º salário seria liberado para aposentados, pensionistas e quem estivesse recebendo auxílio-doença, auxílio-reclusão, auxílio-acidente e salário-maternidade.
A última atualização no texto sobre o projeto de lei que aprova o pagamento do 14º aos beneficiários do INSS, aconteceu no dia 16 de agosto.
Desta forma, não foi aprovada ainda a liberação do 14º salário para os beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
Introdução ao Relatório Jornal Contábil de Empresas no Brasil O Brasil encerrou 2024 com 21,6 milhões…
A reforma tributária, solução para simplificar a tributação sobre o consumo, apresenta desafios significativos para…
Se você participou de alguma edição do Enem, quer parcelar seus estudos e está tentando…
A inteligência artificial (IA) está transformando diversos setores da economia, e com os escritórios contábeis…
Nesta terça-feira, dia 04 de fevereiro, é uma data dedicada ao Dia Mundial do Câncer.…
A integração de inteligência artificial (IA) avançada, como o Deepseek, está transformando a contabilidade em uma…