Na semana que vem o governo federal começará a pagar o abono salarial do PIS/Pasep para os trabalhadores que exerceram atividade de carteira assinada em 2021. O pagamento será feito pelo Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal.
A consulta do benefício pode ser feita diretamente pelo aplicativo da Carteira de Trabalho Digital, a partir do acesso a sua conta gov.br. O aplicativo pode ser baixado tanto em celulares Android quanto iOS (iPhone).
Segundo informações do governo, 22,9 milhões de pessoas devem receber o abono salarial neste ano, onde 20,4 milhões recebem o PIS que são trabalhadores da iniciativa privada e 2,5 milhões recebem o Pasep, que são os servidores públicos.
Todavia, milhares de pessoas que estão consultando a liberação do benefício, estão verificando não haver informações quanto a liberação do benefício neste ano, ou seja, não terão direito ao abono salarial do PIS/Pasep em 2023.
O primeiro passo para verificar se tem ou não direito ao abono salarial é conferir as regras do benefício, o qual são as seguintes:
Observando as regras do benefício para este ano, ou o trabalhador não teve o número de dias necessários para receber o abono salarial, sua média foi acima do exigido, ou o seu primeiro emprego foi em menos de cinco anos.
Além disso, outra situação que pode fazer com que o trabalhador não receba o abono salarial é caso o empregador não tenha enviado as informações da obrigação RAIS (Relação Anual de Informações Sociais).
Isso porque, é através da RAIS que o empregador envia as informações do trabalhador, por onde o governo consegue filtrar e identificar quem tem direito ou não ao abono salarial.
Uma informação muito importante é que o trabalhador que acredita ter direito ao abono salarial, pois se enquadra em todas as regras do benefício, mas não está na lista de aprovados, pode recorrer da decisão para pleitear o direito ao PIS/Pasep.
Para recorrer ao direito do abono salarial o trabalhador poderá acessar o site do governo, mais especificamente na parte de Formulário de Contato, onde é possível preencher as informações e enviar sua mensagem para o Ministério do Trabalho e Previdência.
Veja como realizar a reclamação:
Em caso de dúvidas, o trabalhador poderá entrar em contato com o Ministério do Trabalho e Previdência pelo telefone 158, de atendimento aos trabalhadores.
No final do ano passado foi anunciado em rede nacional a nova faixa de isenção…
Após a solicitação das principais entidades contábeis, o prazo de entrega da Declaração de Débitos…
A semana de trabalho está se aproximando para os profissionais de contabilidade, porém, muitos já…
O Brasil, em 2024, testemunhou um aumento considerável nos benefícios concedidos por incapacidade temporária, evidenciando…
Estacionar o carro e voltar para encontrá-lo amassado é um pesadelo para qualquer motorista. Mas…
O que faz uma pessoa ser bem-sucedida? Sorte? Inteligência? Conhecimentos privilegiados? Pode até ser que…