Imagem: wavebreakmedia / freepik
Deixar a fatura do cartão de crédito em aberto é uma péssima ideia, pois os juros são altos e a dívida irá aumentar exponencialmente, além de aumentar a dificuldade de obter empréstimos ou fazer compras a prazo.
Mas o medo de algumas pessoas que acabam fazendo dívidas grandes e de longo prazo ficam com medo disso acarretar em uma prisão por exemplo. Mas será que isso pode acontecer?
Quando uma pessoa fica com uma dívida alta no cartão de crédito e sem possibilidade de pagar por ela, na maioria das vezes, os bancos não entram com cobrança judicial nesse tipo de dívida.
E não há brecha no Código Penal para que isso gere prisão, somente em casos daqueles que se negam a pagar pensão alimentícia ou estão envolvidos em certas fraudes.
Ou seja, o devedor de uma cartão de crédito por exemplo, não é considerado criminoso em nem aquele que tem uma dívida pela aquisição de produtos e serviços lícitos, mas sofre sanções administrativas.
Ao ficar devendo seu cartão a primeira coisa que pode acontecer é ter o nome negativado. Ou seja, as instituições financeiras são autorizadas a incluir o seu CPF na lista de inadimplentes dos órgãos de proteção ao crédito.
De acordo com o Código Civil, as instituições financeiras, recuperadoras ou empresas de negociação de crédito não podem cobrar uma dívida após o vencimento do prazo de 5 anos.
Depois desse período, dizemos que a dívida caducou. No entanto, mesmo com a dívida caduca, ela continuará registrada nas instituições financeiras.
Se você já tem uma dívida atrasada de cartão de crédito ou qualquer outra pendência financeira, o mais recomendado é que você faça uma negociação com os credores para se livrar do problema o quanto antes.
As opções oferecidas pelo banco ou operadora na hora de renegociar irão incluir algum tipo de taxa de juros, no entanto, elas precisam ser informadas de forma clara e transparente.
O tipo de taxa dependerá do tipo da dívida. No geral, as taxas mais comuns são: crédito do rotativo e os juros proporcionais aos dias de atraso. Para quem está endividado, normalmente, ter parcelas fixas é uma opção mais interessante, pois ajuda a planejar melhor as finanças.
Não tenha pressa em finalizar a negociação na hora e, antes de finalizá-la, reserve um tempo para poder avaliá-la novamente e ter a certeza de que caberá no seu orçamento.
No final do ano passado foi anunciado em rede nacional a nova faixa de isenção…
Após a solicitação das principais entidades contábeis, o prazo de entrega da Declaração de Débitos…
A semana de trabalho está se aproximando para os profissionais de contabilidade, porém, muitos já…
O Brasil, em 2024, testemunhou um aumento considerável nos benefícios concedidos por incapacidade temporária, evidenciando…
Estacionar o carro e voltar para encontrá-lo amassado é um pesadelo para qualquer motorista. Mas…
O que faz uma pessoa ser bem-sucedida? Sorte? Inteligência? Conhecimentos privilegiados? Pode até ser que…