Saque do FGTS - Imagem por Ricardo Matsukawa / VEJA.com / editado por Jornal Contábil
O FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) possibilita que o trabalhador realize um saque anual no mês de seu aniversário. A Caixa Econômica Federal está liberando o dinheiro para quem nasceu em novembro e aderiu à modalidade saque-aniversário.
Até agora, segundo a Caixa, mais de 13 milhões de pessoas já optaram pelo saque-aniversário do FGTS. A nova rodada de saques começou no dia 1° e vai até 30 de novembro.
Para receber ainda neste ano, o trabalhador precisará fazer sua adesão até o último dia do mês de seu nascimento. Desta forma, quem nasceu em novembro tem até o dia 30 para aderir à modalidade.
Não! O trabalhador não será obrigado a aderir ao saque-aniversário do FGTS, já que é opcional. Porém, ao decidir optar pela modalidade, ele deverá informar a Caixa. Basta baixar o aplicativo do FGTS ou acessar o site fgts.caixa.gov.br, clicando em “Meu FGTS”, e em seguida na aba “Saque-Aniversário”. Você vai precisar concordar com os termos dispostos e condições, depois clique em “Aderir ao saque aniversário”.
Através do site da Caixa ou aplicativo FGTS você poderá saber qual o valor que está disponível para saque do FGTS. Sendo assim, você deverá informar o número do seu CPF ou NIS (Número de Identificação Social) e cadastrar senha.
O trabalhador vai poder sacar uma quantia do saldo do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) ao optar pelo saque-aniversário.
A pessoa precisa ficar atenta a um importante detalhe, ao aderir ao saque-aniversário, não poderá sacar todo o saldo do FGTS, em caso de demissão sem justa causa, sendo possível retirar apenas a multa rescisória de 40%. Para voltar ao saque-rescisão é necessário esperar no mínimo 2 anos.
Veja os direitos que o trabalhador vai ter ao aderir o saque-aniversário:
Sacar os 40% da multa rescisória – em caso de demissão;
Saques emergenciais e de calamidade pública;
Doenças graves;
Aposentadoria.
O pagamento do saque-aniversário é calculado com base no saldo que o trabalhador tem em seu FGTS. Dependendo do saldo, ele vai poder sacar uma porcentagem do total, mais uma parcela adicional fixa.
Você pode antecipar três parcelas do saque-aniversário do FGTS para ser utilizado como garantia na contratação de empréstimo. Segundo a Caixa, os juros mensais serão de 1,09%, sendo um dos mais baixos do mercado financeiro.
Para você antecipar o FGTS, primeiro terá que aderir ao saque-aniversário, da seguinte forma:
Acesse o aplicativo do FGTS ou site da caixa;
Vá em “Meu FGTS”;
Selecione a opção “saque-aniversário”;
Feito isso, basta clicar na opção para aderir à modalidade;
No final do ano passado foi anunciado em rede nacional a nova faixa de isenção…
Após a solicitação das principais entidades contábeis, o prazo de entrega da Declaração de Débitos…
A semana de trabalho está se aproximando para os profissionais de contabilidade, porém, muitos já…
O Brasil, em 2024, testemunhou um aumento considerável nos benefícios concedidos por incapacidade temporária, evidenciando…
Estacionar o carro e voltar para encontrá-lo amassado é um pesadelo para qualquer motorista. Mas…
O que faz uma pessoa ser bem-sucedida? Sorte? Inteligência? Conhecimentos privilegiados? Pode até ser que…