A advogada Marcia Andrade, sócia da M Andrade Advogados, revela algumas maneiras de tornar a gestão jurídica estratégica do seu negócio mais assertiva “Em nossos quase 30 anos de experiência jurídica, em sua grande maioria vividos em departamentos jurídicos de grandes corporações, assimilamos alguns hábitos e condutas que entendemos como essenciais para a alta performance da atividade jurídica, seja nas áreas consultivas, seja nas áreas contenciosas”, conta a sócia da M Andrade Advogados.
“Parece meio óbvio, mas sobretudo as novas gerações, que parecem já vir com chips instalados e abarrotadas de recursos tecnológicos, aplicativos e softwares possuem uma dificuldade enorme de organizar e priorizar tarefas. Nesse sentido, enxergo que para ser organizado é preciso ter: planejamento, tranquilidade e uma excelente ferramenta de gerenciamento (referente a prazos, tarefas, comunicação interna e externa)”, revela a advogada.
Para Marcia, o domínio da utilização de recursos tecnológicos é fundamental para garantir a máxima assertividade nas operações. “Não adianta ter 15 aplicativos e 5 softwares e eles não se comunicarem, ou você perder metade do dia alimentando fontes que não se cruzam”, explica.
“Ouço muitos gestores de RH falarem em “ownership“, que em livre tradução é o compromisso de proprietário, sentimento de dono, de pertencimento. Essa sensação, seja em um escritório de advocacia ou em um departamento jurídico de uma empresa é fundamental para o sucesso das atividades jurídicas. Esse comprometimento e senso de responsabilidade está ligado diretamente à organização e boa comunicação entre os atores em jogo”, destaca a advogada.
“Comunicação entre gestores e subordinados; advogado e cliente; departamento jurídico e escritórios parceiros; departamento jurídico e os clientes internos dentro da Companhia são cruciais para o sucesso de qualquer operação. Manter transparência na comunicação para melhor gerenciamento de prazos e prioridades também. Na era do ‘tudo é imediato’ e em tempo real precisamos deixar claro que advocacia de qualidade não é necessariamente automática”, afirma Marcia.
“Quem me conhece sabe que eu uso demais a expressão ‘advogado de chão de fábrica’ em contraponto ao advogado trancado na sala do último andar com pompa e circunstância. Nada contra a elegância amigos, mas para ser o melhor gestor jurídico estratégico, para além da organização, comprometimento e boa comunicação é necessário conhecer a fundo as operações do seu cliente”, destaca a sócia da M. Andrade Advogados.
E como conhecer seu cliente a fundo? Entendendo passo a passo da rotina de operação. “Ver onde as máquinas novas são instaladas, onde as máquinas quebram, onde está a mão-de-obra, o recurso humano gerador de riqueza para uma empresa. É ali na operação (e isso inclui as atividades comerciais de pré-venda, venda e pós-venda) que o advogado consegue ter a visão exata do que ocorre no dia-a-dia, do espírito empresarial comum, das necessidades de clientes e fornecedores e das dificuldades para se chegar lá.”, finaliza.
DICA EXTRA DO JORNAL CONTÁBIL : MEI saiba tudo o que é preciso para gerenciar seu próprio negócio. Se você buscar iniciar como MEI de maneira correta, estar legalizado e em dia com o governo, além de fazer tudo o que é necessário para o desenvolvimento da sua empresa, nós podemos ajudar. Já imaginou economizar de R$ 50 a R$ 300 todos os meses com contador e ainda ter a certeza que está fazendo suas declarações e obrigações de forma correta. E o melhor é que você pode aprender tudo isso em apenas um final de semana. Uma alternativa rápida e eficaz é o curso MEI na prática. Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que um MEI precisa saber para ser autônomo e nunca mais passar por dificuldades ao gerir o seu negócio. Quer saber mais? Clique aqui e mantenha sua empresa MEI em dia!
Introdução ao Relatório Jornal Contábil de Empresas no Brasil O Brasil encerrou 2024 com 21,6 milhões…
A reforma tributária, solução para simplificar a tributação sobre o consumo, apresenta desafios significativos para…
Se você participou de alguma edição do Enem, quer parcelar seus estudos e está tentando…
A inteligência artificial (IA) está transformando diversos setores da economia, e com os escritórios contábeis…
Nesta terça-feira, dia 04 de fevereiro, é uma data dedicada ao Dia Mundial do Câncer.…
A integração de inteligência artificial (IA) avançada, como o Deepseek, está transformando a contabilidade em uma…