Um dos problemas das empresas brasileiras, motivando muitos fechamentos e falências, é a falta de planejamento estratégico da atuação. Essa limitação pode ser superada com a contratação de uma assessoria jurídica.
Na assessoria jurídica a empresa tem um escritório de advocacia atuando conjuntamente com ela, com uma consultoria fixa para emergências, mas também para prevenir problemas legais. A seguir conheça o que faz a assessoria jurídica e qual a importância de contratar esse serviço para a empresa.
A função da assessoria jurídica é impedir problemas legais no curto, médio e longo prazo. Pode envolver desde a atuação em uma demanda já existente, como defesa de um processo trabalhista, como minimizar as ocorrências futuras fazendo uma revisão dos procedimentos e políticas da empresa.
Com a assessoria jurídica, a empresa, seja um comércio, startup, indústria ou prestador de serviço, consegue identificar a executar soluções ágeis e definitivas para questões legais, tributárias, trabalhistas, contratuais e outras.
Conheça a seguir quais serviços podem ser desenvolvidos por uma assessoria jurídica:
Portanto, a assessoria jurídica atua amplamente para garantir mais segurança na abertura do negócio, mas também na operação. Destaca-se que esse tipo de direcionamento é importante independentemente do porte do negócio e do segmento de atuação.
Além da execução das tarefas apresentadas anteriormente, a assessoria jurídica é importante para garantir uma atuação estratégica e dentro da lei, evitando danos decorrentes de multas, processos trabalhistas, sanções, prejuízos tributários ou contratuais.
Dessa forma, diversos aspectos da atuação da assessoria jurídica são importantes para garantir mais estabilidade e solidez ao negócio, como:
Destaca-se ainda que a assessoria jurídica contratada pode ter as proporções necessárias ao negócio, como realizar uma consultoria mais focada apenas na parte trabalhista, contábil ou contratual.
Dessa forma, o empresário pode reduzir os custos e ter acesso aos serviços jurídicos mais necessários ao negócio dele. Portanto, a assessoria jurídica garante uma série de facilidades e benefícios que justificam a importância desse investimento por parte das empresas.
Dica extra do Jornal Contábil: Se prepare e se especialize em Departamento Pessoal Gostaríamos que conhecessem nosso treinamento completo e totalmente na prática de departamento pessoal e eSocial para contadores. Aprenda todos os detalhes do departamento pessoal de forma simples e descomplicada. Saiba tudo sobre regras, documentos, procedimentos, leis e tudo que envolve o setor, além de dominar o eSocial por completo. Essa é a sua grande oportunidade de aprender todos os procedimentos na prática com profissionais experientes e atuantes no segmento, clique aqui acesse já!
Uma nova proposta do governo pode limitar a antecipação do saque-aniversário do FGTS, modalidade em…
O Bolsa Família, programa social administrado pela Caixa Econômica Federal, segue um calendário específico para…
A Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN) anunciou, nesta segunda-feira (4), o lançamento dos Editais PGDAU…
Entre 3 e 28 de fevereiro, empresas com 100 ou mais empregados devem informar seus…
Com o primeiro projeto de regulamentação da Reforma Tributária sancionado, o sistema tributário nacional está…
A Comissão de Indústria, Comércio e Serviços da Câmara dos Deputados aprovou, em novembro, projeto…