A terceira edição da Social Media Trends registrou que 96,2% das empresas utilizam as redes sociais como estratégia de Marketing Digital.
O mercado começou a entender quais são os impactos que uma estratégia bem feita pode trazer ao negócio.
Uma estratégia eficiente nas mídias sociais é capaz de melhorar o alcance do conteúdo, engajamento, sentimento e crescimento por canal.
O analista de redes sociais pode fazer com que esse planejamento seja feito de forma mais profissional, com objetivos claros e alinhados com a estratégia da empresa.
Quer conhecer outros detalhes sobre essa profissão?
Neste artigo, vamos explicar as principais informações sobre o analista de redes sociais.
Continue a leitura deste artigo e tire todas dúvidas!
O analista é o profissional responsável por administrar as redes sociais das empresas.
É um profissional de muita importância para o marketing de uma organização.
Engana-se quem pensa que ele apenas cria conteúdo para as páginas. Pelo contrário, o analista monitora e analisa a performance, interage com a audiência e apresenta os números para os seus gestores.
Em nosso país, os especialistas no assunto trabalham com as seguintes redes sociais:
Facebook, Instagram, Twitter, tik tok YouTube e LinkedIn.
Há ainda outras opções como: Pinterest, Tumblr, Quora, Reddit, Vimeo, Medium, SoundCloud, Reclame Aqui! e SlideShare.
O tipo de rede social que será utilizada dependerá da estratégia da empresa.
O analista de redes sociais pode trabalhar com vários objetivos. Os mais comuns são as conversões e o relacionamento com o cliente.
O papel desse profissional ganhou força no mercado porque ele pode impactar diretamente nos números de um negócio.
Uma campanha bem sucedida nas redes sociais pode aumentar as vendas ou gerar prejuízos para a empresa.
Por isso, é importante ter profissionalismo para surpreender os gestores e os clientes.
A rotina de um analista de redes sociais é cheia de desafios.
Conheça abaixo as principais tarefas que são executadas por esse profissional.
Uma página de redes sociais não conquista o sucesso da noite para o dia. O responsável pelo conteúdo precisa seguir algumas etapas para alcançar os resultados desejados.
O analista deve pesquisar assuntos, ideias e datas comemorativas que tenham ligação com o público do negócio.
Ele deve ainda construir e compreender a brand persona da empresa.
Outro ponto importante é a construção do calendário editorial. Esse documento serve como guia para que o analisa entenda quais são os dias, horários e frequências de uma determinada publicação.
Agora que o analista tem o planejamento desenhado, ele deve iniciar os trabalho. A partir desse momento ele está preparado para criar conteúdos em vários formatos, seja em texto, vídeo, imagens e gifs.
O analista é responsável por estabelecer qual é o estilo de mídia mais adequado para o tema e o assunto que será abordado na página da empresa.
O profissional deve ter uma visão completa sobre o negócio, pois a comunicação com os seguidores precisa estar alinhada com a linguagem e o tom da empresa.
Assim, o público entenderá o conteúdo de uma forma mais simples e eficiente.
O analista de redes sociais não pode ser uma pessoa desorganizada, pois ele tem diversas tarefas para serem executadas ao longo do dia.
Geralmente, as funções de um analista são: criar e programar publicações; responder as mensagens dos usuários; configurar o perfil sempre que for solicitado; seguir o calendário editorial e acompanhar as métricas.
Em um primeiro momento, o profissional pode se assustar com a quantidade de tarefas. O lado positivo é que existem diversas ferramentas que ajudam a automatizar os processos.
As ferramentas mais comuns são: Quintly, BuzzSumo, HowSociable, Google Alerts, Free Review Monitoring, Easel.ly, Knowem, Bitly, Hootsuite, Google Analytics, Keyhole, BuzzBundle, Rapportive, Similar Site, Everypost, Keyword Planner e Commun.it.
Conheça as características e os recursos de cada uma. Escolha as ferramentas que tem mais ligação com o perfil da sua empresa.
O analista de redes sociais precisa ter alguns conhecimentos para melhorar a sua performance no trabalho e investir em um Curso de Marketing Digital.
O analista de marketing deve ter habilidade para atender o cliente nas redes sociais. Um mal atendimento pode prejudicar a reputação da sua empresa.
Por isso, tenha empatia para entender o problema do consumidor, contribua com a comunidade, seja claro, interaja com a sua audiência, tenha comprometimento e seja transparente.
A junção desses fatores é ideal para um atendimento de qualidade.
O analista de redes sociais não pode criar estratégias apenas com base no “achismo”. Claro, as opiniões do profissional são bastante importantes. No entanto, elas devem ser produzidas com o apoio dos números para tomar decisões mais assertivas.
O profissional também deve definir quais são as métricas mais importantes para acompanhar a estratégia.
Neste momento, deve-se esquecer as métricas de vaidade (número de visualizações, seguidores ou curtidas).
O mais indicado é focar em resultados reais e que impactam diretamente nos resultados do negócio.
A lista das métricas mais importantes das redes sociais contém: alcance, engajamento, sentimento, crescimento por canal, taxa de cliques, tráfego de redes sociais, taxa de rejeição e conversão.
Um analista de redes sociais não pode acreditar que o seu trabalho está isolado das outras estratégias da empresa.
O marketing moderno entende que todas as ações precisam estar integradas. Portanto, alinhe as redes sociais com o SEO, mídia paga, inbound marketing e e-mail marketing.
O analista de redes sociais deve ter uma visão completa sobre o negócio para conseguir se destacar na área.
Por isso, ele deve aprimorar as suas habilidades em outros conceitos.
Na internet, você encontra diversos cursos gratuitos ou com preços econômicos para a área de redes sociais. Por mais que você conheça as principais ferramentas é recomendável expandir o seu conhecimento.
O analista de redes sociais pode trabalhar em uma empresa tradicional, em agências ou como freelancer.
O salário de analista de redes sociais pode variar de acordo com a experiência e a região da vaga.
No site vagas.com.br, é possível encontrar oportunidades com média de R$ 1.951,00. O portal ainda diz que o salário mínimo do analista é de R$ 1.388,00.
O site Glassdoor mostra números superiores. A média para esse cargo é de R$ 2.337,00.
O salário pode variar entre R$ 1.000,00 e máximo de R$ 4.000,00.
Se você tem interesse em trabalhar como analista de redes sociais, recomendamos criar uma página com o comércio de algum produto ou serviço.
Torne-se freelancer antes de se lançar no mercado para criar o seu portfólio e cases de sucesso com clientes.
Algumas empresas têm o hábito de analisar o trabalho do profissional antes de seguir com a contratação.
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O mercado muda constantemente, especialmente o digital. Por isso, você deve estar preparado para aproveitar as melhores oportunidades como analista de redes sociais.
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