Empresas do grupo:

Início » Negócios: No trabalho remoto, data center é diferencial de segurança e disponibilidade

Negócios: No trabalho remoto, data center é diferencial de segurança e disponibilidade

por Leonardo Grandchamp
5 minutos ler
Designed by @copperpipe / freepik

Em momento algum de nossa história, tantas pessoas estiveram trabalhando remotamente. Um levantamento da consultoria Betania Tanure Associados (BTA) mostrou que 60% das 359 grandes empresas ouvidas na pesquisa se adequaram ao home office. O cenário que vivemos evidencia a transformação digital como um caminho para a redução de perdas. Nunca estivemos tão conectados, nunca acessamos tantos sistemas.

Mas é também neste mar de conexões, em que a dependência do universo digital se faz presente, que surgem alguns questionamentos: com o alto volume de acessos, como manter a disponibilidade de serviços de TI para os acessos remotos sem comprometer a experiência do usuário e a segurança dos dados e sistemas?

Neste cenário ficam ainda mais evidentes as vantagens que a adoção de data centers terceirizados traz para as empresas. A primeira delas é a redução de custos com estrutura interna, manutenção e equipe 100% dedicada à infraestrutura de tecnologia. Neste momento de distanciamento social, significa que as empresas podem se adequar ao trabalho remoto sem se preocupar com a necessidade de manutenção de um espaço sob sua responsabilidade.

Outra questão que tem se intensificado nos últimos dias é a disponibilidade de serviços. Serviços de data center precisam se adequar a diversas questões de mercado para manter sua carteira de clientes e a garantia da entrega de sistemas ininterruptos é uma delas. Enquanto negócios se ajustam para reduzir perdas, a última preocupação que querem ter é a falta de conectividade com seus sistemas.

Estruturar grandes equipes remotamente sem grandes preocupações é outra vantagem que merece ser destacada. Em uma situação de rápido ajuste, é impossível para empresas com estrutura própria aumentar sua capacidade rapidamente –  o que em nenhum momento é problema através de data center, que possui banda de conexão com capacidade de manter toda a estrutura ativa e com máxima segurança.

Segurança de dados em evidência

Nos deparamos com notícias diárias de ataques hackers e falhas de segurança em soluções utilizadas globalmente. Para o gestor esta é uma preocupação ainda maior, visto que a perda de informações ou mesmo um ataque que possa expor dados dos seus clientes, pode significar o comprometimento de toda a operação, além de problemas judiciais.

É aí que um bom data center, especialmente os certificados internacionalmente, desenvolvidos a partir de diversas regras de segurança, se destacam. Camadas de firewall são desenvolvidas para evitar qualquer problema relacionado à segurança, garantindo assim a possibilidade de acessos externos à empresa.  

Disponibilidade via certificação

Neste contexto, há ainda um diferencial importante quando a empresa opta pelos serviços de um data center certificado por órgãos como o Uptime Institue, reconhecido e respeitado internacionalmente. Neste caso, além de disponibilidade e segurança de dados, outros requisitos dão aos usuários a tranquilidade de que sua infraestrutura da TI está em boas mãos.

As exigências para a certificação são variadas:

         – Seu sistema não sofrerá interrupções por falta de luz, visto que é exigido do fornecedor de data center a redundância em fontes de energia.

         – Além disso, a disponibilidade dos sistemas armazenados na estrutura não pode ser inferior a 99,982% do tempo. Isso significa que o tempo máximo de inatividade aceitável em um ano é de 1,6 hora.

Ao analisar este cenário é visível que, mesmo em uma situação de crise, empresas que se antecipam à segurança de suas estruturas tendem a sair na frente e se destacar no mercado. Seja pela segurança que garante tranquilidade na realização da rotina, seja pela certeza da disponibilidade, para evitar perdas ao seu consumidor final.

DICA EXTRA  DO JORNAL CONTÁBIL : MEI saiba tudo o que é preciso para gerenciar seu próprio negócio.  Se você buscar iniciar como MEI de maneira correta, estar legalizado e em dia com o governo, além de fazer tudo o que é necessário para o desenvolvimento da sua empresa, nós podemos ajudar. Já imaginou economizar de R$ 50 a R$ 300 todos os meses com contador e ainda ter a certeza que está fazendo suas declarações e obrigações de forma correta. E o melhor é que você pode aprender tudo isso em apenas um final de semana. Uma alternativa rápida e eficaz é o curso MEI na prática. Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que um MEI precisa saber para ser autônomo e nunca mais passar por dificuldades ao gerir o seu negócio. Quer saber mais? Clique aqui e mantenha sua empresa MEI em dia!

Por Jean Jader Martins

Jean é diretor comercial da Global Gate Data Center, empresa do grupo Bludata e primeira de Santa Catarina a conquistar certificação Tier III para sua estrutura.

Você também pode gostar

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More