Bolsonaro

Negócios reiteram boicote ao Brasil enquanto nação pede para definir títulos vinculados ao desmatamento

No início deste ano, uma série de grandes supermercados, cadeias de alimentos para viagem, fornecedores e fabricantes ameaçaram boicotar os produtos brasileiros se os legisladores não apoiarem as leis destinadas a proteger a floresta amazônica. Marcas como Sainsbury’s Tesco e Marks & Spencer assinaram a carta original, enviada em maio.

As empresas pediram aos legisladores que não aprovassem uma nova proposta legislativa conhecida como PL 510/21. A medida foi apelidada de “projeto de lei dos grileiros” por grupos ambientalistas, incluindo o Fridays For Future.

Imagem: Unsplash

O Brasil deve votar alguns aspectos desta legislação esta semana. Antes dessas negociações, o Nando’s Ocado, o Woolworths Group e toda a indústria holandesa de ração animal assinaram a carta ameaçando boicotar o Brasil se a legislação for aprovada.

De acordo com a nova legislação, empresas do setor privado ou proprietários de ativos individuais teriam permissão para transformar terras que foram ocupadas por comunidades locais até 2014. De acordo com as regras atuais, as terras devem estar vazias desde 2011.

Além disso, para receber o título de propriedade, os novos proprietários não precisariam de uma inspeção no local – outra alteração em relação aos requisitos atuais. O projeto também permitiria que aqueles que atualmente ocupam terras ilegalmente se inscrevam para obter a propriedade formal, enquanto muitos grupos verdes querem ver esses pedaços de terra tornados públicos mais uma vez.

Risco de títulos soberanos

Em notícias relacionadas, um novo relatório do Planet Tracker e do Grantham Research Institute instou a nação a emitir um “Título Soberano Vinculado ao Desmatamento para ajudar a financiar uma recuperação verde”.

Pesquisas das organizações alertam que o Brasil pode ficar para trás enquanto outras nações avançam com compromissos e políticas líquidas de zero para enfrentar as mudanças climáticas e o colapso ecológico em curso.

Atualmente, os investidores que detêm US $ 113 bilhões em títulos soberanos brasileiros estariam expostos a riscos à medida que o mercado de capitais mudasse para padrões mais verdes. O relatório afirma que abordagens históricas para esgotar sua base de capital natural por meio do desmatamento estão criando riscos de investimento para a frente.

Em resposta, o Brasil foi instado a reformar os gastos públicos e acabar com os subsídios que incentivam práticas insustentáveis ​​do agronegócio. Uma recomendação importante é a criação de um vínculo vinculado ao desempenho para reverter o desmatamento.

“Um título soberano vinculado ao desmatamento seria uma forma eficaz para o Brasil alinhar suas ambições fiscais e de sustentabilidade com as do mercado de capitais”, Diretor de Renda Fixa e Chefe do Programa de Uso da Terra do diretor de renda fixa e chefe de terras do Planet Tracker usar programas, disse Peter Elwin.

“O desmatamento está esgotando a base de capital natural do Brasil, ameaçando sua saúde econômica, e a emissão de um DLSB seria uma forte declaração do Brasil de que pretende seguir um caminho diferente.”

Com Informações do https://www.edie.net/

Tempo estimado de leitura: 3 minutos

Ricardo de Freitas

Ricardo de Freitas possui uma trajetória multifacetada, ele acumula experiências como jornalista, CEO e CMO, tendo atuado em grandes empresas de software no Brasil. Atualmente, lidera o grupo que engloba as empresas Banconta, Creditook e MEI360, focadas em soluções financeiras e contábeis para micro e pequenas empresas. Sua expertise em marketing se reflete em sua obra literária: "A Revolução do Marketing para Empresas Contábeis": Neste livro, Ricardo de Freitas compartilha suas visões e estratégias sobre como as empresas contábeis podem se destacar em um mercado cada vez mais competitivo, utilizando o marketing digital como ferramenta de crescimento.

Recent Posts

Brasil atinge 21,6 milhões de empresas ativas em 2024; Simples Nacional domina 84% do mercado

Introdução ao Relatório Jornal Contábil de Empresas no Brasil O Brasil encerrou 2024 com 21,6 milhões…

3 horas ago

Artigo: O empresariado brasileiro e o ano mais difícil na transição pós-reforma

A reforma tributária, solução para simplificar a tributação sobre o consumo, apresenta desafios significativos para…

4 horas ago

Inscrições para o Fies abertas até sexta-feira, dia 7. Veja como fazer

Se você participou de alguma edição do Enem, quer parcelar seus estudos e está tentando…

6 horas ago

Inteligência Artificial e os escritórios contábeis: uma parceria estratégica para o futuro

A inteligência artificial (IA) está transformando diversos setores da economia, e com os escritórios contábeis…

7 horas ago

Dia Mundial do Câncer: campanha estimula prevenção e INSS tem benefícios garantidos

Nesta terça-feira, dia 04 de fevereiro, é uma data dedicada ao Dia Mundial do Câncer.…

8 horas ago

Seu Escritório Contábil Está Pronto para o Deepseek?

A integração de inteligência artificial (IA) avançada, como o Deepseek, está transformando a contabilidade em uma…

9 horas ago