Imagem: Marcello Casal / Agência Brasil / editado por Jornal Contábil
O Vale-Gás começará a ser pago no valor de R$ 52,00 a partir do dia 18 de janeiro para 5,4 milhões de famílias. Receberão primeiro o benefício o público do Auxílio Brasil, juntamente com o benefício referente a este mês. Entretanto, não são todas as famílias que terão direito ao Auxílio-Gás.
Em dezembro de 2021, receberam excepcionalmente o benefício cerca de 108 mil famílias. O valor foi liberado para as famílias que moram nos 100 municípios em estado de calamidade pública após as fortes chuvas que deixaram milhares de pessoas desabrigadas na Bahia e Minas Gerais.
Com um orçamento de R$ 1,9 bilhão em 2022, o Vale-Gás será pago a cada dois meses para as famílias que estiverem cadastradas no CadÚnico (Cadastro Único) e que tenha uma renda per capita menor ou igual a meio salário mínimo e integrantes do Benefício de Prestação Continuada (BPC).
Os pagamentos do benefício serão liberados de acordo com um calendário liberado pelo governo, e a ordem de pagamentos será ditada de acordo com o número final do NIS.
Os cartões que são usados para o saque do Auxílio Brasil também poderão ser utilizados para receber o Auxílio Gás.
Você poderá consultar se tem direito ao Auxílio Gás pelos aplicativos do Auxílio Brasil, Pelo Caixa Tem ou ligando para o número 111. Os beneficiários do Auxílio Brasil podem fazer a consulta do vale gás pelo CPF via aplicativo do programa social lançado pela Caixa Econômica Federal. O aplicativo do Auxílio Brasil está disponível para celulares Android e iOS.
O saque sem cartão é feito por meio do aplicativo Caixa Tem seguindo o passo a passo:
Escolha a opção “saque sem cartão” no menu inicial;
Clique em “gerar código para saque”;
Informe o valor desejado do saque;
Digite a senha para liberar a solicitação;
Vá até um caixa eletrônico e informe o código.
Também poderá retirar o valor numa lotérica, bastando pedir ao atendente que libere o saque. Para isso, terá que apresentar o código e um documento oficial com foto original.
O benefício será concedido de forma preferencial às famílias com mulheres vítimas de violência doméstica que estejam sob o monitoramento de medidas protetivas de urgência. Também ficou determinado que a mulher que for responsável pela família também terá preferência para receber o Vale-Gás.
No final do ano passado foi anunciado em rede nacional a nova faixa de isenção…
Após a solicitação das principais entidades contábeis, o prazo de entrega da Declaração de Débitos…
A semana de trabalho está se aproximando para os profissionais de contabilidade, porém, muitos já…
O Brasil, em 2024, testemunhou um aumento considerável nos benefícios concedidos por incapacidade temporária, evidenciando…
Estacionar o carro e voltar para encontrá-lo amassado é um pesadelo para qualquer motorista. Mas…
O que faz uma pessoa ser bem-sucedida? Sorte? Inteligência? Conhecimentos privilegiados? Pode até ser que…