É verdade, o dia chegou para quem compartilha senhas da Netflix aqui no Brasil! Desde essa terça-feira, dia 23, a empresa deu início à cobrança pelo compartilhamento de senhas.
A Netflix informou que cada assinatura só poderá ser usada em uma única residência, e que usuários que desrespeitarem a regra serão acionados por e-mail para que escolham entre duas alternativas: transferir o perfil de terceiros ou adicioná-los como dependentes pagando mais.
Leia também: Netflix Tem O Melhor Filme Para Você Curtir No Feriado
Cobrança por perfil extra
Portanto, dois amigos que atualmente compartilham uma senha do streaming passam a ter a obrigação de pagar duas assinaturas diferentes. Outra opção será o “acesso de assinante extra”, uma espécie de acréscimo de dependente, em que será possível compartilhar a senha com pessoas que moram em casas diferentes, por um valor mais baixo do que a assinatura individual: R$ 12,90 por mês.
Segundo a plataforma, os usuários não enfrentarão problemas ao acessar o serviço durante viagens ou na rua, com o aprimoramento do recurso de gerenciamento de acesso e aparelhos.
Justificativa da cobrança
Mas, qual o motivo dessa cobrança? Ocorre que a Netflix está lutando financeiramente contra a crescente concorrência de outros serviços, como o Disney+. Isso está no topo da crise econômica global.
Para se ter uma idéia, a Netflix perdeu quase um milhão de assinantes entre abril e julho de 2022, quando as pessoas decidiram encerrar o serviço. A Netflix tentou aumentar seus preços, mas não foi o suficiente. Existem 100 milhões de pessoas compartilhando senhas e a Netflix quer cobrar por isso.