Se você compartilha sua senha da Netflix com amigos e familiares que não moram com você, esteja preparado para pagar um valor adicional na sua assinatura.
Após divulgar seus resultados financeiros do primeiro trimestre de 2023, a plataforma de streaming anunciou um cronograma para alterar as condições de compartilhamento de senhas nos Estados Unidos e em outros países.
A implementação da cobrança adicional pelo compartilhamento de senhas já começou em alguns países no início deste ano, como no Canadá, Nova Zelândia, Portugal e Espanha.
Quando a cobrança começará?
A empresa informou que a cobrança extra pelo compartilhamento de senhas será implementada até o final do segundo trimestre, ou seja, até o dia 30 de junho.
Embora a Netflix não tenha divulgado uma data específica para a implementação da cobrança adicional pelo compartilhamento de senhas no Brasil, é possível inferir que o país seguirá o cronograma da empresa e adotará a nova regra até o final de junho.
Isso se deve ao fato de que a maioria dos grandes mercados do streaming seguirá o mesmo cronograma, de acordo com a divulgação dos resultados financeiros do primeiro trimestre de 2023.
De fato, no início do ano a Netflix havia anunciado que a mudança na política de compartilhamento de senhas aconteceria ainda no primeiro trimestre.
Leia Também: Netflix Tem O Melhor Filme Para Você Curtir No Feriado
O compartilhamento de senhar irá acabar?
A medida não tem como objetivo acabar completamente com o compartilhamento de senhas, mas sim converter as contas compartilhadas em novas assinaturas.
Isso ocorre após a empresa ter apresentado resultados financeiros abaixo do esperado.
De acordo com as estimativas da própria Netflix, cerca de 100 milhões de lares compartilham senhas atualmente.
Com a implementação da nova cobrança, a empresa espera obter mais assinantes ou, pelo menos, aumentar sua receita por meio de contas adicionais.
A Netflix já testou a cobrança adicional em quatro países durante o primeiro trimestre de 2023 e, segundo a empresa, ficou satisfeita com os resultados.
Com base nessa experiência, a empresa espera que os resultados sejam ainda melhores quando a nova política for amplamente implementada.
Para realizar essas mudanças, a Netflix alterou o cronograma de lançamento, atrasando-o do final do primeiro trimestre para o segundo trimestre, conforme informado em uma carta aos investidores.