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Toda empresa que atue ou queira atuar em qualquer ramo, em especial no ramo da contabilidade, já se deparou com a necessidade de aprimorar sua rede de contatos. Quanto maior é a rede, maior a capacidade de ser indicado e desenvolver novos projetos. Este movimento de busca e criação de laços tem o nome de networking.
Na contabilidade, sendo um ramo amplo de negócios, existe uma maior dificuldade em ser definidos focos ou nichos de mercado para se seguir, já que não é usual ter apenas um tipo de cliente, investimento ou caminho a percorrer. Cabe neste setor muito estudo de mercado, conhecimento profundo dos ramos da área de atendimento, para que se estabeleça uma linha de definição daqueles que sejam mais carentes em relação a serviços contábeis. Traçadas estas bases, iniciar uma busca por contatos e parceiros começa a se tornar um processo mais simplificado.
Simplificado, nem por isso fácil ou simples!
É importante lembrar que quantidade de laços não está relacionada diretamente a qualidade dos contatos. De nada adianta ter muitos contatos se eles não estão ligados ao trabalho que se desenvolve, ou também não adianta uma caderneta com diversos cartões de visitas se não há uma finalidade ao se relacionar com cada um deles. O pensamento comum de que “um dia este cartão me será útil” pode ser uma armadilha, que ocupará espaço e tempo na caderneta, no lugar de um cartão que possa realmente ser um parceiro em potencial.
Então, o que faz um bom networking funcionar?
Existe fundamento para que um networking funcione: tem que haver uma troca. Mais do que ganhar, deve-se oferecer, em especial benefícios. Não adianta acreditar que, ao se estabelecer novos contatos, apenas trarão benefícios para um polo da relação, sem necessitar de atitudes mútuas ou recíprocas, sem esforço ou ação da outra parte. Um bom networking normalmente inicia com a vontade de se dar o primeiro passo, em tentar ajudar alguém, ganhar a simpatia e a confiança, e posteriormente se transformar em uma troca, um relacionamento. Afinal, se alguém indica, ele entende, confia e conhece o trabalho do outro, e isso pode trazer ótimas oportunidades de negócios.
Mas o que vale em um networking hoje?
A primeira dica é uma regra geral: buscar conhecimento! É importante frequentar congressos da área, workshops, webinars, palestras e grupos de discussão em fóruns. É um processo onde somente se tem ganhos, já que além de haver um desenvolvimento profissional e maior capacitação, a rede de contatos tende a crescer em ambientes de interesses comuns.
Outra forma de captar clientes é seguir a tendência de se fazer um networking digital. E este tipo de networking não se resume apenas a um mailing list extenso, que irá gerar uma e-mail marketing bonito e recheado, como parte de uma estratégia bem pensada e organizada. Até porque esta estratégia, mesmo que bem articulada, infelizmente finaliza, quase sempre, ou com 15% de efetividade, ou na definição de um novo passo: os telefonemas para suprir lacunas do mailing, que acabam gerando um ciclo vicioso, do “pode me mandar isso por e-mail?”
O networking digital é muito mais amplo do que um envio de e-mail marketing que, na maior parte das vezes, acaba na caixa de spam. Prospectar, para esta estratégia, é hoje ser relevante nas redes profissionais. Um perfil bem trabalhado, seja pessoal ou empresarial, pode rapidamente se tornar uma poderosa ferramenta de networking. Assim, ter um perfil no LinkedIn e participar de grupos sobre contabilidade, seja para apenas leitura ou discussão ativa, são ótimas armas para desenvolver o networking e para deixar os contatos a par do que está acontecendo, para que se tenha reconhecimento do trabalho, através de postagens demonstrativas dos projetos ou através de envio de artigos ou folders eletrônicos, seja nas redes ou através do próprio e-mail.
Cabe aqui ressaltar que o networking ideal é aquele que tenha na sua base metas definidas, delimitação de segmentos e público alvo a ser contatado, que mantenha interação, através de um diferencial, em especial por meio da geração de conteúdo de qualidade, focado e com autoridade no assunto, do tipo que une a credibilidade e a visibilidade.
A chave é sempre cuidar do relacionamento interpessoal, se apresentando de forma coerente com os objetivos. Digital ou não, um perfil em uma rede não deixa de ser um cartão de visitas, e o resultado deste esforço leva ao final uma proveitosa prospecção.
Como a Russell Bedford do Brasil pode te auxiliar?
Com o intuito de ampliar sua rede e fomentar networking, a Russell Bedford do Brasil vem estudando formas de atuar cada vez mais dentro de novos centros regionais, de forma a gerar uma relação de grande valor e com resultados excepcionais, sedimentada nos seus contatos. Para isso, e pensando em gerar relações fortes e duradouras, iniciou-se um projeto novo, do Correspondente Credenciado da Russell Bedford.
Como Correspondente Credenciado, oferecemos uma forma de tornar seu negócio contábil ainda mais rentável, através do padrão e da transparência de uma marca internacional, além da segurança para suas conexões e do suporte da rede britânica Russell Bedford, reconhecida internacionalmente por sua qualidade, confiabilidade e competitividade.
Como vantagens, o correspondente contará com:
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Fonte: Russell Bedford
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