MEI é a sigla utilizada para Microempreendedor Individual, que é aquele empresário individual que opta pelo Simples Nacional, tem renda anual de até 60.000 reais, possui somente um estabelecimento e não participa de nenhuma outra empresa como titular, sócio ou administrador, podendo contratar apenas um empregado.
O MEI possui benefícios e direitos comuns e exclusivos e qualquer empresário que se cadastrar no Simples Nacional e possuir essas características já será considerado MEI.
O MEI estará dispensado de emitir nota fiscal para consumidor pessoa física, porém, estará obrigado à emissão quando o destinatário da mercadoria ou serviço for pessoa jurídica, possuindo CNPJ, a não ser que o destinatário emita nota fiscal de entrada.
O MEI não tem a obrigação de emitir a Nota Fiscal Eletrônica, mesmo se realizar vendas interestaduais, exceto se desejar, e poderá emitir nota fiscal eletrônica avulsa, mediante cadastro prévio junto a Secretaria da Fazenda do Estado.
Independente da dispensa de emissão de nota fiscal, o MEI deve sempre adquirir mercadorias ou serviços com documento fiscal.
Via Qblz
Introdução ao Relatório Jornal Contábil de Empresas no Brasil O Brasil encerrou 2024 com 21,6 milhões…
A reforma tributária, solução para simplificar a tributação sobre o consumo, apresenta desafios significativos para…
Se você participou de alguma edição do Enem, quer parcelar seus estudos e está tentando…
A inteligência artificial (IA) está transformando diversos setores da economia, e com os escritórios contábeis…
Nesta terça-feira, dia 04 de fevereiro, é uma data dedicada ao Dia Mundial do Câncer.…
A integração de inteligência artificial (IA) avançada, como o Deepseek, está transformando a contabilidade em uma…