Categories: Destaques

NFCe: Qual o valor máximo com e sem Identificação de destinatário

No momento da emissão da Nota Fiscal do Consumidor Eletrônica (NFCe), pode ocorrer a dúvida de qual o valor máximo com e sem identificação de destinatário.

Pois, a NFCe ao ser emitida, tem a opção de colocar identificação ou não no campo de destinatário, e para cada tipo há um valor máximo.

Quem define o valor máximo para a NFCe é a Sefaz, e o mesmo pode variar de acordo com o Estado atuante.

Tire a dúvida e saiba todos os valores corretos com o artigo a seguir.

O que é NFCe?

A NFCe ou Nota Fiscal do Consumidor Eletrônica é um documento que substitui a nota fiscal de venda ao consumidor, modelo 2 e o cupom fiscal.

O documento fiscal eletrônico, oferece agilidade nas informações fiscais e facilidade na fiscalização por parte do Fisco.

Ela documenta operações de venda ao consumidor final, sejam elas presenciais ou de entrega em domicilio.

O objetivo da nota fiscal do consumidor eletrônica é digitalizar a emissão do cupom fiscal fazendo a comunicação com a Sefaz para cada transação comercial, registrando cada venda para que o comprador realize a consulta.

Para emitir a NFCe é necessário: Documentação em dia; Acesso à internet; Certificação Digital; Credenciamento na Sefaz do estado; CSC (Código de Segurança do Contribuinte); Impressora a tinta ou laser; e Software emissor de NFCe.

Entenda mais sobre o documento fiscal NFCe com o artigo no blog da Soften.

Vantagens da NFCe

As vantagens em utilizar a NFCe em um estabelecimento de vendas diretas ao consumidor final são muitas, tais como:

– Uso de impressora não fiscal comum, térmica ou laser;

– Não é necessária a homologação do software;

– Dispensa do interventor térmico;

– Uso de papel comum, mas respeitando requisitos exigidos pela Sefaz;

– Não é necessário autorização prévia do equipamento a ser utilizado no estabelecimento;

– Uso de novas tecnologias de mobilidade;

– Flexibilidade de expansão do PDV, sem precisar de autorização do Fisco;

– Redução de gastos com papéis;

– Transmissão da NFCe em tempo real ou online;

– Integração de plataformas de vendas físicas e virtuais.

Qual o valor máximo da NFCe com e sem identificação?

Para a NFCe foi estipulado um valor máximo para quando o destinatário não é identificado e um valor para quando o destinatário é identificado. Confira:

Destinatário não Identificado

Para uma NFCe que não possua os dados completos do destinatário, a Sefaz definiu o valor máximo de R$ 10 mil reais.

Esses dados são correspondentes a CNPJ, CPF ou idEstrangeiro, Nome e Endereço do destinatário.

Portanto, se não estiverem informados os dados citados acima na NFCe, não é possível emitir o documento com valor maior que dez mil reais.

Ressaltando que o valor pode variar de Estado para Estado, sendo preciso informar-se com a Sefaz do Estado de atuação e verificar qual o valor adotado pelo Estado.

Destinatário Identificado

Para uma NFCe que possua os dados do destinatário, ou seja, destinatário identificado com CNPJ, CPF ou idEstrangeiro, Nome e Endereço, a Sefaz definiu o valor máximo de R$ 200 mil reais.

Quando o valor for maior que duzentos mil reais, o estabelecimento precisará emitir uma Nota Fiscal Eletrônica (NFe).

Entenda tudo sobre a Nota Fiscal Eletrônica aqui.

É possível também que o valor varie de Estado para Estado, sendo preciso informar-se na Sefaz do Estado de atuação.

Para verificar as definições dessas exigências, é preciso acessar a Nota Técnica 2012/004, para isso, basta clicar aqui e fazer o download do documento.

Tenha um emissor qualificado para a emissão de NFCe

A NFCe é um documento de grande importância aos contribuintes comerciantes, pois oferece agilidade na emissão.

Além de facilitar o dia a dia do empresário e do governo, o documento ajuda a empresa a estar dentro das obrigações fiscais.

Para começar a emitir o documento, tenha o acompanhamento de um contador e um emissor de NFCe de qualidade.

Via Soften

Ricardo de Freitas

Ricardo de Freitas possui uma trajetória multifacetada, ele acumula experiências como jornalista, CEO e CMO, tendo atuado em grandes empresas de software no Brasil. Atualmente, lidera o grupo que engloba as empresas Banconta, Creditook e MEI360, focadas em soluções financeiras e contábeis para micro e pequenas empresas. Sua expertise em marketing se reflete em sua obra literária: "A Revolução do Marketing para Empresas Contábeis": Neste livro, Ricardo de Freitas compartilha suas visões e estratégias sobre como as empresas contábeis podem se destacar em um mercado cada vez mais competitivo, utilizando o marketing digital como ferramenta de crescimento.

Recent Posts

Brasil atinge 21,6 milhões de empresas ativas em 2024; Simples Nacional domina 84% do mercado

Introdução ao Relatório Jornal Contábil de Empresas no Brasil O Brasil encerrou 2024 com 21,6 milhões…

8 horas ago

Artigo: O empresariado brasileiro e o ano mais difícil na transição pós-reforma

A reforma tributária, solução para simplificar a tributação sobre o consumo, apresenta desafios significativos para…

9 horas ago

Inscrições para o Fies abertas até sexta-feira, dia 7. Veja como fazer

Se você participou de alguma edição do Enem, quer parcelar seus estudos e está tentando…

10 horas ago

Inteligência Artificial e os escritórios contábeis: uma parceria estratégica para o futuro

A inteligência artificial (IA) está transformando diversos setores da economia, e com os escritórios contábeis…

12 horas ago

Dia Mundial do Câncer: campanha estimula prevenção e INSS tem benefícios garantidos

Nesta terça-feira, dia 04 de fevereiro, é uma data dedicada ao Dia Mundial do Câncer.…

13 horas ago

Seu Escritório Contábil Está Pronto para o Deepseek?

A integração de inteligência artificial (IA) avançada, como o Deepseek, está transformando a contabilidade em uma…

13 horas ago