Chamadas

NFCe: Saiba como calcular os impostos

Nota Fiscal eletrônica do Consumidor (NFCe) já tem obrigatoriedade completa em quase todos os estados brasileiros. Esse documento fiscal prevê alguns tributos e é necessário se atentar aos seus cálculos. 

A lista de impostos tributos incidentes nas NFCes podem variar de acordo com a empresa. Já os negócios que adotam o Simples Nacional pagam os tributos de forma simplificada. Citaremos abaixo os principais impostos que podem incidir sobre NFCes e a maneira de calculá-los:

COFINS – Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social

O recolhimento do COFINS é obrigatório para todas as empresas brasileiras, exceto para aquelas que fazem parte do Simples Nacional.

Essa contribuição tem como objetivo auxiliar o governo a financiar programas de seguridade social como Previdência Social e saúde pública. As alíquotas são variáveis e, geralmente, ficam entre entre 3% (cumulativo) e 7,6% (não cumulativo), de acordo com o regime de lucros. Porém, dependendo do produto esses valores podem variar ainda mais, chegando a alíquota zero, por exemplo. 

ICMS – Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços

O Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) é um tributo estadual que incide, como o próprio nome diz, sobre produtos de diferentes tipos e também serviços. Ele se aplica tanto a comercialização dentro do país como em bens importados.O valor dessa contribuição é cobrado junto ao preço do produto comercializado ou do serviço prestado.

Cada estado é responsável pela regulamentação do seu ICMS, estipulando a porcentagem cobrada em sua área de atuação. Ou seja, cada UF tem sua tarifa específica. Porém, quando a venda é efetuada na mesma UF, basta multiplicar o preço do produto com a alíquota praticada no estado. 

PIS – Programa de Integração Social

O PIS é o Programa de Integração Social.  Essa contribuição tem o objetivo de pagar abonos e seguro-desemprego a trabalhadores de entidades e órgãos governamentais. Eles são semelhantes ao FGTS. A sua base de cálculo leva em consideração o total de receitas obtidas pelas pessoas jurídicas. A alíquota varia de 0,65% a 1,65%, de acordo com o regime de apuração (que pode ser cumulativo ou não cumulativo).

DICA EXTRA: O primeiro passo para contadores

Atenção você contador ou estudante de contabilidade, o trabalho para seguir com sucesso na carreira profissional é árduo, inúmeros são os desafios que vamos precisar superar nessa jornada. Mas tenha em mente que o conhecimento é o maior bem que você pode ter para conseguir conquistar qualquer que seja os seus objetivos.

Exatamente por isso apresentamos para você o curso CONTADOR PROFISSIONAL NA PRÁTICA, curso este aprovado por inúmeros alunos e que vem gerando uma revolução no conhecimento e na carreira de profissionais contábeis. 

O curso é sem enrolação, totalmente prático, você vai aprender todos os processos que um contador experiente precisa saber. Aprenda como abrir, alterar e encerrar empresas, além da parte fiscal de empresas do Simples Nacional, Lucro Presumido e MEIs. Tenha todo o conhecimento sobre Contabilidade, Imposto de Renda e muito mais. Está é uma ótima opção para quem deseja ter todo o conhecimento que um bom contador precisa ter, quer saber mais? Então clique aqui e não perca esta oportunidade que com certeza vai impulsionar sua carreira profissional!

Conteúdo original OOBJ

Ricardo

Redação Jornal Contábil

Recent Posts

6 motivos que cancelam o seu MEI

O regime MEI (Micro Empreendedor Individual) foi estruturado pelo Governo Federal para garantir que trabalhadores…

2 horas ago

EQT 1/2025: entenda o que é e como funciona

Se você é estudante de Ciências Contábeis com dúvidas ou uma profissional de contabilidade, é…

3 horas ago

Quando converter MOV para MP4 é a melhor opção para facilitar seu trabalho com vídeos

Em um mundo cada vez mais digital, os vídeos estão presentes em todos os lugares,…

3 horas ago

Bancos em alerta máximo com nova ameaça digital; conheça a TrickMo

Se tem uma coisa que ninguém quer é ver sua conta bancária comprometida, mas as…

4 horas ago

Quem pode e quem não pode sacar a multa de 40% do FGTS?

O Fundo de Garantia do Tempo por Serviço (FGTS) é um direito do trabalhador com…

4 horas ago

Alguém tem que pagar! Para quem ficam as dívidas do parente falecido

Perder um ente querido já é um momento complicado, mas quando surgem dúvidas sobre as…

4 horas ago