A sigla NIS significa Número de Identificação Social. O documento está relacionado às pessoas que recebem ou não benefícios sociais do Governo Federal.
Esse número também tem a função de assegurar os direitos trabalhistas e previdenciários dos trabalhadores.
Nesse artigo vamos explicar algumas características do registro.
O NIS é um número de identificação dos cidadãos, disponibilizado pela Caixa Econômica Federal, composto por 11 dígitos. Com ele, as pessoas podem garantir benefícios sociais, trabalhistas e previdenciários.
Esse documento pode ser gerado de duas maneiras: cadastramento das pessoas nos bancos de dados do Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS); no primeiro registro na Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS).
A inscrição no NIS tem a função de identificar as pessoas que tenham ou possam ter direito aos benefícios sociais. Quando o cidadão passa a ter vínculo de emprego, o NIS é cadastrado no Programa de Integração Social, transformando-se em uma inscrição PIS. Portanto, uma inscrição no PIS é uma inscrição no NIS com dados sobre vínculo de emprego.
É de responsabilidade do empregador fazer o cadastro do funcionário admitido, quando ele não possui inscrição no PIS ou tenha somente o NIS.
O NIS pode ser encontrado em documentos físicos e digitais. Confira a seguir:
Como ter acesso à Carteira de Trabalho Digital?
Ela pode ser acessada pela internet, basta baixar o aplicativo compatível com Android ou iOS.
Importante: Na Carteira de Trabalho antiga, esse dado normalmente era informado em um cartão da Caixa anexado ao documento.
O NIS/PIS também pode ser encontrado no Cartão Cidadão.
É importante destacar, que a sequência numérica não inclui os números finais, separados por hífen.
O NIS também pode ser localizado pelos sites da Caixa Econômica Federal, Meu INSS e/ou aplicativo do CadÚnico. Confira a seguir.
Ele possibilita que o cidadão faça consultas do saldo e movimente a conta. Pode ser acessado pelo site da Caixa, ou pela plataforma FGTS. Dessa maneira, o trabalhador pode encontrar o NIS pelo CPF.
Como se encontra o NIS?
O NIS/PIS é uma das informações inseridas no extrato do FGTS, que traz o relatório de todo o montante recebido e referente ao mesmo titular.
O NIS também pode ser consultado pelo CPF, através do Meu INSS, mas para que isso ocorra é necessário que o trabalhador seja cadastrado no Gov.br.
Como o trabalhador pode fazer esse cadastro?
Para fazer o cadastro é necessário clicar em “Entrar no gov.br” e selecionar um dos meios de identificação pessoal. Além do CFP existe o QR code.
Onde encontrar o NIS?
Depois de acessar o sitema, vários dados e serviços serão carregados. O NIS/NIT pode ser verificado ao clicar em “Meu cadastro”, no menu superior.
Importante: O Cadastro Nacional de Informações Sociais, também apresenta o NIS.
Como acessar o CNIS?
Para isso é preciso que a pessoa selecione “Extrato de Contribuição (CNIS)” e imprima o documento na versão completa. Em seguida o documento em PDF será baixado.
Os beneficiários dos programas sociais do Governo Federal e usuários da plataforma Meu CadÚnico podem localizar o NIS pelo CPF.
Para isso é necessário que o usuário se identifique e selecione a opção “Consulta Cidadão”. Nele, as pessoas podem verificar os dados de suas famílias no CadÚnico.
Importante: O responsável pelo grupo familiar pode conferir o NIS dos outros integrantes
Introdução ao Relatório Jornal Contábil de Empresas no Brasil O Brasil encerrou 2024 com 21,6 milhões…
A reforma tributária, solução para simplificar a tributação sobre o consumo, apresenta desafios significativos para…
Se você participou de alguma edição do Enem, quer parcelar seus estudos e está tentando…
A inteligência artificial (IA) está transformando diversos setores da economia, e com os escritórios contábeis…
Nesta terça-feira, dia 04 de fevereiro, é uma data dedicada ao Dia Mundial do Câncer.…
A integração de inteligência artificial (IA) avançada, como o Deepseek, está transformando a contabilidade em uma…