Já considerada uma data de lucratividade para o varejo e e-commerce, o Dia Internacional do Consumidor, comemorado em 15 de março, oferece uma oportunidade de aumentar as vendas do primeiro trimestre do ano. Porém, segundo o sócio e especialista de Direito Cível do escritório Xavier Advogados, Matheus Paludo, os empreendedores devem atentar às informações divulgados sobre as promoções, para que não ocorram eventuais problemas judiciais. “Além de um processo demorado, também é algo que dói no bolso. Se a causa for perdida, a empresa arca com os custos de honorários e despesas judiciais, além da condenação”, explica.
De acordo com uma pesquisa de comportamento do Google, os consumidores consideram a falta de acesso a promoções/propagandas honestas (21%) e a troca de produtos defeituosos (18%) como os direitos menos respeitados. O advogado reforça que a atenção com a posição da empresa em relação ao consumidor deve ser alvo de preocupação constante. “Informar de forma clara, cuidar a publicidade e as propagandas, e estar disponível para assistência são alguns pontos que exigem atenção”, esclarece. Outros fatores que influenciam nos incômodos judiciais e exigem cuidado são o mau gerenciamento de documentos, falta de treinamento de funcionários e o não conhecimento do Código de Defesa do Consumidor.
Além dos prejuízos financeiros, Matheus ressalta que problemas judiciais também ferem a reputação da marca, causando prejuízos que vão além de gastos com processos. “A imagem da empresa, algo que costuma demorar anos para ser construída, também sai arranhada”, afirma. O especialista em Direito Cível reforça que o cuidados com a posição da empresa em relação ao consumidor deve ser alvo de preocupação constante. “Informar de forma clara, cuidar a publicidade e as propagandas, e estar disponível para assistência são alguns pontos que exigem atenção”, esclarece.
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