Como bem se sabe, uma boa parcela da população brasileira está em inadimplência, situação esta mais conhecida pelo termo “nome sujo”. Conforme o SPC Brasil, 4 em cada 10 cidadãos possuem restrições no CPF, isto é, a condição de negativa já é uma realidade das conjunturas sociais do país.
Em geral, sujeitos que estão nessa condição, representam para o mercado aqueles que não arcam com suas dívidas, ou seja, sob ótica das instituições credoras “negativado” é sinônimo de mal pagador. No entanto, é importante destacar que o descontrole financeiro não é o único fator que indica o cenário de negativados do país, até porque, estamos falando de um problema social.
Como previamente dito, não é “um ou outro” brasileiro que está com o nome sujo, são milhares de cidadãos que enfrentam a inadimplência no país. Portanto, são vários os motivos que desembocam nas referidas conjunturas, cabendo destaque para fatores como o desemprego, e uma baixa renda familiar, além da desigualdade social que assola o país a tempos.
No entanto, o intuito deste artigo é apresentar estratégias que podem ajudar o cidadão a contornar esse cenário, e promover uma boa organização financeira. Em suma, conseguir sair da inadimplência, além de ser um verdadeiro remédio para a saúde mental, cria uma boa reputação para o consumidor no mercado de crédito.
Atualmente existem diversos canais que oferecem a consulta gratuita do CPF. Através dos meios digitais já é possível saber quais dívidas estão no seu nome, e qual é sua reputação no mercado.
Dentre as opções disponíveis na rede, a mais famosa é a Serasa, onde é possível consultar o score, conferir o histórico de dívidas, pendências em aberto, entre outras opções. Contudo, o cidadão ainda pode optar por outras plataformas que oferecem, basicamente, este mesmo tipo de serviço, a exemplo do SPC Brasil e do Boa Vista SCPC. As três opções possuem canais de consulta por meio de sites ou aplicativos.
No final do ano passado foi anunciado em rede nacional a nova faixa de isenção…
Após a solicitação das principais entidades contábeis, o prazo de entrega da Declaração de Débitos…
A semana de trabalho está se aproximando para os profissionais de contabilidade, porém, muitos já…
O Brasil, em 2024, testemunhou um aumento considerável nos benefícios concedidos por incapacidade temporária, evidenciando…
Estacionar o carro e voltar para encontrá-lo amassado é um pesadelo para qualquer motorista. Mas…
O que faz uma pessoa ser bem-sucedida? Sorte? Inteligência? Conhecimentos privilegiados? Pode até ser que…