Empresas do grupo:

Início » Norma dispõe formalidades da escrituração contábil de modo digital para fins de atendimento ao SPED

Norma dispõe formalidades da escrituração contábil de modo digital para fins de atendimento ao SPED

por jornalcontabil
1 minutos ler

Publicado no Diário Oficial da União dia (20/04/2016) a Norma Brasileira de Contabilidade – CTG 2001 (R2), que altera o Comunicado Técnico CTG 2001(R1) que define as formalidades da escrituração contábil em forma digital para fins de atendimento ao Sistema Público de Escrituração Digital (SPED).

A Norma modifica os itens 8 e 11 do CTG 2001 passando a vigorar com as seguintes redações:

“8. O plano de contas, com todas as suas contas sintéticas e analíticas, deve conter, no mínimo, 4 (quatro) níveis e é parte integrante da escrituração contábil da entidade, devendo seguir a estrutura patrimonial prevista nos artigos de 177 a 182 da Lei n.º 6.404/1976. Na transmissão para o Sistema Público de Escrituração Digital (SPED) do plano de contas, juntamente com os livros Diário e Auxiliares, e documentos da escrituração contábil digital da entidade, devem constar apenas as contas que tenham saldo ou que tiveram movimento no período.”

“11. O Livro Diário deve ser autenticado no registro público ou entidade competente, apenas quando for exigível por legislação específica.”

Você também pode gostar

Leave a Comment

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More