A contabilidade é uma das atividades mais tradicionais no meio corporativo. Toda empresa, afinal, depende de um especialista para organizar as suas contas. E para que os profissionais da área atuem de modo adequado, é necessário seguir diretrizes éticas e técnicas específicas. São as Normas Brasileiras de Contabilidade ou NBCs.
Vale lembrar que se elas não forem seguidas existe até mesmo o risco da abertura de processos éticos e disciplinares. É por isso que elaboramos este artigo tratando das principais informações a respeito das NBCs.
Estas regras são divididas em duas categorias principais: técnicas e profissionais:
Ao longo deste artigo, ambas as categorias serão explicadas em maiores detalhes. Cabe registrar que as normas são editadas pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC) e podem sofrer alterações. Especialmente quando há necessidade de adequação à realidade da época. Mas qual é, afinal, a importância destas normas?
Além da necessidade técnica e legal de seguir os preceitos das NBCs existem outros detalhes que as tornam importantes. Para começar elas conferem maior transparência aos processos de contabilidade. Além disto, estão de acordo com os padrões comumente encontrados nas normas internacionais.
Isto significa dizer que se o seu empreendimento deseja realizar negócios com empresas do exterior deve prestar atenção às NBCs. A recomendação é igualmente válida se o objetivo é atrair capital estrangeiro para investir no seu negócio. É claro que este conjunto de regras também tem impacto operacional.
Por isso, as Normas Brasileiras de Contabilidade também servem para tornar as atividades contábeis da sua empresa mais eficientes. Apenas neste breve inventário já dá podemos perceber que estas diretrizes não são apenas recomendações éticas e técnicas da profissão. Elas oferecem de fato outros benefícios.
O aumento na eficiência dos departamentos contábeis, como vimos, é um deles. Existe, afinal, uma maior padronização dos trabalhos, o que favorece uma rotina livre de retrabalhos e equívocos. Ademais, quando se organizam conforme normas as atividades do setor tornam-se mais compreensíveis. Inclusive para aqueles que não são especializados no assunto.
É importante lembrar que até 2006 as normas praticadas no país eram baseadas na lei nº 6404, de 1976. Nela estavam dispostos os procedimentos de contabilidade e também as instruções para atuação profissional. Toda a contabilidade e demonstração contábil era baseada nesta legislação.
Levaria 30 anos para que uma nova lei adaptasse a contabilidade brasileira às necessidades do mercado contemporâneo. Este é, acima de tudo, o momento em que as práticas nacionais vão se alinhar com normas internacionais. Depois dos efeitos da lei nº 11.638 de 2007, em 2011, surge a Resolução CFC nº. 1.328/11.
É a partir dela que as Normas Brasileiras de Contabilidade passam a ser divididas nos dois grupos citados na introdução. Temos, portanto, as categorias Profissionais (NBC-P) e Técnicas (NBC-T) desde então. É a respeito destas duas classificações de normas que falaremos a seguir.
As Normas Brasileiras de Contabilidade do tipo profissional regulamentam o exercício da profissão e são dividas em três categorias:
Já a NBC PG 200 regulamenta ações de contadores externos a uma empresa e também dos prestadores de serviços. Para os profissionais de contabilidade internos há a NBC PG 300. Com a NBC PG 12 – R3, por fim, se estabelecem regras que tratam da educação continuada;
Aqui temos todas as normas que envolvem ações que façam parte do trabalho contábil. Sendo assim, é onde encontramos temas específicos e que tratam de procedimentos e conceitos aplicáveis ao cotidiano da profissão. As NBC-T são:
Este conjunto de normas dá uma ideia da abrangência das medidas regulatórias na área de contabilidade. Reiteramos, no entanto, que estas normas podem sofrer atualizações. Novas determinações também podem surgir para melhor atender às demandas do mercado atual.
Atenção você contador ou estudante de contabilidade, o trabalho para seguir com sucesso na carreira profissional é árduo, inúmeros são os desafios que vamos precisar superar nessa jornada. Mas tenha em mente que o conhecimento é o maior bem que você pode ter para conseguir conquistar qualquer que seja os seus objetivos.
Exatamente por isso apresentamos para você o curso CONTADOR PROFISSIONAL NA PRÁTICA, curso este aprovado por inúmeros alunos e que vem gerando uma revolução no conhecimento e na carreira de profissionais contábeis.
O curso é sem enrolação, totalmente prático, você vai aprender todos os processos que um contador experiente precisa saber. Aprenda como abrir, alterar e encerrar empresas, além da parte fiscal de empresas do Simples Nacional, Lucro Presumido e MEIs. Tenha todo o conhecimento sobre Contabilidade, Imposto de Renda e muito mais. Está é uma ótima opção para quem deseja ter todo o conhecimento que um bom contador precisa ter, quer saber mais? Então clique aqui e não perca esta oportunidade que com certeza vai impulsionar sua carreira profissional!
Conteúdo original eGestor
Introdução ao Relatório Jornal Contábil de Empresas no Brasil O Brasil encerrou 2024 com 21,6 milhões…
A reforma tributária, solução para simplificar a tributação sobre o consumo, apresenta desafios significativos para…
Se você participou de alguma edição do Enem, quer parcelar seus estudos e está tentando…
A inteligência artificial (IA) está transformando diversos setores da economia, e com os escritórios contábeis…
Nesta terça-feira, dia 04 de fevereiro, é uma data dedicada ao Dia Mundial do Câncer.…
A integração de inteligência artificial (IA) avançada, como o Deepseek, está transformando a contabilidade em uma…