Negócios

05 negócios diferentes para investir

O cenário econômico vive em constante mutação, e a busca por oportunidades que transcendam o convencional está se tornando uma trilha seguida por empreendedores e visionários.

Em um mundo onde a inovação dita o ritmo, investir em segmentos alternativos não é apenas um ato de coragem, mas uma estratégia que pode oferecer vantagens consideráveis a longo prazo.

 Conforme o empresário e consultor Erlon Labatut, fundador da Franqueador.com, os chamados “negócios de nicho” possuem qualidades únicas frente aos modelos mais tradicionais, como uma concorrência menor.

“Muitos investidores disputam o mesmo território nos setores convencionais. Enquanto isso, os negócios alternativos oferecem uma fatia maior de um mercado pouco explorado”, explica.

Leia também: Vai Investir? Veja Como Funciona A Tributação De Investimentos

O crescimento.

Investir no básico pode trazer retornos estáveis, mas acaba limitando o sucesso futuro, devido ao excesso do mercado.

Segmentos diferenciados abrem as portas para novos fluxos de receitas e oportunidades maiores de crescimento, que dificilmente vemos em modelos mais consolidados.

Investir “fora da caixa” não apenas oferece a oportunidade de diversificar os portfólios, mas também permite contribuir para a mudança e a inovação em diferentes setores.

No entanto, quando falamos de segmento de nicho, surge uma insegurança frente a rentabilidade e estabilidade do negócio. É aí que entra o modelo de franquia.

“Costumamos dizer que o franchising é o último a entrar e o primeiro a sair das crises, e os números comprovam este fato”, afirma Erlon.

Dados publicados pela ABF (Associação Brasileira de Franchising), mostram que, desde o auge da pandemia, em 2020, são oito trimestres seguidos de crescimento – mais do que qualquer outro setor da economia.

Somando a característica inovadora dos setores de nicho com a segurança e estabilidade do modelo de franquia, o resultado é um investimento confiável e um retorno garantido. Pensando nisso, separamos cinco alternativas diferenciadas neste oceano de oportunidades.

1. Foccus Cegonhas

Primeira franquia especializada no transporte de carros e bicicletas do Brasil, a Foccus Cegonhas está presente em cinco estados brasileiros, com um faturamento anual de R$2,5 milhões.

Com a proposta de ser um “uber de caminhões-cegonhas”, a rede oferece ainda a alternativa de motoristas deste tipo de veículos se cadastrarem em uma plataforma própria, que soma mais de 1.500 usuários cadastrados.

– Investimento inicial: R$50 mil (inclusa taxa de franquia)

– Faturamento médio mensal: R$70 mil

– Prazo de retorno: 6 a 8 meses

2. SÓ Multas

Criada em 2014, em Minas Gerais, a SÓ Multas surgiu com a proposta de oferecer soluções no trânsito.

Com mais de 50 unidades espalhadas pelo Brasil, a rede auxilia motorista com infrações de trânsito, processos administrativos e cassação de habilitação.

Em 2022, a marca faturou mais de R$14 milhões, e se destacou por uma proposta inovadora – a ausência de royalties, permitindo um rápido payback e um lucro acima da média.

– Investimento inicial: A partir de R$20 mil (inclusa taxa de franquia)

– Faturamento médio mensal: A partir de R$18 mil

– Prazo de retorno: 6 a 12 meses

Leia também: Previdência Privada Ou INSS: Qual Vale Mais A Pena Investir?

3. Cuidare

Rede de cuidadores de idosos e pessoas com deficiência, a Cuidare Brasil tem mais de 70 unidades franqueadas em 20 estados, no Distrito Federal e em Portugal.

O franqueado fica responsável pela seleção, treinamento, coordenação, supervisão e encaminhamento da sua equipe de cuidadores qualificados (todos com curso de técnico de enfermagem), além de fazer a intermediação entre quem procura o serviço e o profissional especializado.

– Investimento inicial: A partir de R$25 mil

– Faturamento médio mensal: A partir de R$60 mil

– Prazo de retorno: 12 a 18 meses

4. Laav

A Laav é uma rede de oficinas de funilaria, pintura e estética automotiva, oferecendo serviços de forma descomplicada e eficiente com ênfase no cuidado ao cliente.

Fundada por Rogério Ueta em 2014 em São Paulo, a marca cresceu rapidamente e se tornou franquia no mesmo ano, estabelecendo-se como a maior rede no segmento do país.

Atualmente somam 27 unidades em operação e mais 8 em implantação, totalizando 35 unidades.

– Investimento inicial: A partir de R$198 mil

– Faturamento médio mensal: A partir de R$100 mil

– Prazo de retorno: 18 a 24 meses.

5. Ultraeco

A Ultraeco é uma rede de franquias especializada em lavagem ecológica de veículos.

A marca usa lavagem a seco, trocando a água pela cera.

Criada em 2012, em Campinas (SP), a rede possui 19 unidades espalhadas pelo país, e um faturamento superior a R$1 mi por ano.

São três modelos de negócio – categoria bronze, prata e ouro – que se encaixam em diversos orçamentos.

– Investimento inicial: A partir de R$12 mil

– Faturamento médio mensal: A partir de R$12 mil

– Prazo de retorno: 8 a 12 meses

Bia Montes

Recent Posts

Prazo de envio do Imposto de Renda 2025 foi confirmado!

Em uma nota divulgada recentemente pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) o prazo de…

27 minutos ago

Informe de rendimentos para beneficiários do INSS está disponível!

Os aposentados, pensionistas e outros beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já podem…

3 horas ago

Posso criar CNPJ de MEI no nome do cônjuge? Essas são as consequências

Muitos empreendedores encontram no Microempreendedor Individual (MEI) uma ótima alternativa para formalizar seus negócios, pagar…

11 horas ago

Quer voltar a ser MEI no meio do ano? O que fazer

Se você já foi Microempreendedor Individual (MEI) e precisou mudar de categoria empresarial, mas agora…

11 horas ago

Lucro Presumido x Lucro Real: veja o mais vantajoso para seu negócio

Ao iniciar ou gerenciar um negócio, a escolha do regime tributário pode parecer um labirinto,…

11 horas ago

MEI: você está pagando impostos a mais sem saber?

Se você é MEI, já se pegou pensando se realmente está pagando os impostos justos…

11 horas ago