Saúde

10,5% dos acidentes de trabalho em vias públicas envolveram motoristas de entregas rápidas

Em 2022, foram registrados mais de 33 mil acidentes de trabalho em vias públicas, sendo que cerca de 10,5% (3.494 acidentes) envolveram motociclistas e ciclistas de entregas rápidas. Nesta quinta-feira (27), Dia Nacional de Prevenção de Acidentes do Trabalho, o Ministério da Saúde promoveu um webinário para ampliar a discussão acerca desses acidentes de trabalho ocorridos no trânsito, avaliando fatores que interferem direta e indiretamente na saúde dos trabalhadores. O evento “Morreu na contramão e não atrapalhou o tráfego: a invisibilidade do trabalho nos acidentes de trânsito no Brasil” foi transmitido ao vivo para qualquer pessoa interessada no tema. 

Segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD Contínua), o número de trabalhadores com atividade classificada como “transporte, armazenamento e correio” aumentou 18%, passando de 3,8 milhões em 2010 para 4,5 milhões em 2020. Esse crescimento reforça a necessidade de analisar as causas e determinantes sociais e ambientais que contribuem para a ocorrência de acidentes de trabalho no trânsito e discutir as estratégias para sua prevenção. 

Leia também: Danos Estético Em Função De Acidente De Trabalho

Qualquer acidente de trabalho é um agravo de notificação compulsória ao Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan). “As notificações permitem a construção de perfil epidemiológico desses acidentes e a identificação de fatores de risco, que podem orientar a formulação de políticas públicas e as estratégias de prevenção em saúde”, destaca Maria Juliana Corrêa, diretora do Departamento de Vigilância em Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador do Ministério da Saúde. 

Nos dados de 2022, tanto para homens quanto para mulheres, a faixa entre 18 e 29 anos foi a mais recorrente para os acidentes de trabalho em vias públicas que envolveram entregadores em motos ou bicicletas, refletindo a maior presença dessa faixa etária no setor de entregas e transporte. O estado que registrou o maior número desses acidentes em 2022 foi São Paulo, com um total de 861 acidentes, seguido por Paraná, com 425 acidentes, e Santa Catarina, com 224 acidentes. 

As possíveis causas desses acidentes podem envolver fatores como a ausência de treinamento adequado para lidar com situações de risco no trânsito, a pressão por rapidez e eficiência em serviços de entrega e as condições de mobilidade urbana dos territórios. Para reduzir a quantidade e gravidade desses acidentes, faz-se necessário fomentar e apoiar iniciativas intersetoriais entre governo e sociedade civil que priorizem a segurança viária, transporte e trânsito seguros, sinalização e proteção das rodovias, além do desenvolvimento de medidas de prevenção para esses acidentes. É importante, ainda, que motoristas de carros tenham consciência sobre a necessidade de respeitar motociclistas e ciclistas no trânsito. 

Leia também: Auxílio-Acidente: Proteção E Assistência Para Trabalhadores Acidentados

O objetivo do webinário foi qualificar as ações de vigilância em saúde do trabalhador e da trabalhadora nas Redes de Atenção à Saúde, compartilhando informações sobre o tema com profissionais, técnicos e gestores que atuam no Sistema Único de Saúde (SUS). O evento foi promovido pela Coordenação-Geral de Vigilância em Saúde do Trabalhador do Ministério da Saúde. O título do webinário fez referência à letra da canção “Construção”, de Chico Buarque, lançada no álbum homônimo em 1971. 

Fonte: Ministério da Saúde

Gabriel Dau

Estudante de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, atualmente trabalha como Redator do Jornal Contábil sendo responsável pela elaboração e desenvolvimento de conteúdos.

Recent Posts

Contabilidade: Veja todas as obrigações da última semana de fevereiro

Fevereiro é um mês agitado para os profissionais de contabilidade, a última semana será a…

15 horas ago

Benefícios do INSS: pagamentos começam esta semana, veja quem recebe!

Por conta do Carnaval, o calendário de pagamentos dos beneficiários do Instituto Nacional do Seguro…

17 horas ago

Como um BPO financeiro pode transformar escritórios contábeis em máquinas de lucro

O mercado contábil está em constante evolução, e os escritórios que desejam se destacar precisam…

22 horas ago

Home office na Contabilidade: escritório 100% remoto e lucrativo é possível?

A contabilidade sempre foi vista como uma profissão tradicional, cheia de documentos físicos, reuniões presenciais…

22 horas ago

CLT: entenda o que diz a legislação sobre o trabalho nos domingos

Muitos profissionais possuem dúvidas sobre como funciona a escala de trabalho aos domingos, principalmente nos…

23 horas ago

O caminho certo para construir uma carteira de clientes fiéis na contabilidade

Conquistar clientes pode até ser um desafio, mas mantê-los por anos é o verdadeiro segredo…

23 horas ago