Chamadas

13º salário do INSS será antecipado em 2023?

O pagamento do 13º salário é um direito de todos os aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). No entanto, mesmo sendo um direito garantido para os segurados, o benefício está gerando muitas dúvidas, em especial para 2023.

Isso porque, nos últimos três anos, 2020, 2021 e 2022, o pagamento da primeira e segunda parcela do 13º salário aconteceu para todos os segurados ainda no primeiro semestre do ano.

Dessa forma, benefício que já é garantido para os aposentados e pensionistas agora é alvo quanto a data de pagamentos. Será que a gratificação natalina também será antecipada? O governo já deu algum sinal de que haverá antecipação? Vamos descobrir agora!

Antecipação do 13º salário

Mais um ano se iniciou e, com ele, a dúvida de milhares de segurados quanto ao pagamento do 13º salário, principalmente devido à antecipação que ocorreu nos últimos três anos, por parte do governo federal.

Contudo, ainda é muito cedo para afirmar se haverá ou não a antecipação da gratificação neste ano, porém, se juntarmos alguns pontos importantes podemos ter uma certa definição dos pagamentos.

É valido lembrar que a antecipação do 13º salário nos últimos três anos ocorreu por parte do governo para ajudar os aposentados e pensionistas impactados pela pandemia da Covid-19.

A justificativa para a antecipação era de ajudar os segurados a terem dinheiro em mãos ainda no começo do ano, para apoiar as complicações financeiras daquele período.

No entanto, da mesma forma que a iniciativa foi importante para os segurados, acabou-se criando certa “recorrência” de que os pagamentos do benefício ocorram no final do ano.

Se observarmos que o pagamento do 13º salário foi pago para os segurados entre os meses de abril e junho. Caso o governo não antecipe o pagamento deste ano, os aposentados e pensionistas precisaram esperar mais de um ano para receber o abono em 2023.

Benefício será antecipado em 2023?

Como dito anteriormente, a antecipação do 13º salário nos últimos anos ocorreu exclusivamente devido ao período de pandemia instaurado pela Covid-19.

Porém, como entramos em um ano onde a pandemia de certo modo está controlado, a projeção inicial é de que não haja uma nova antecipação do benefício neste ano.

Além disso, a antecipação do benefício ocorreu durante a gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro, logo, nessa nova gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a equipe do governo pode não sugerir manter a política de antecipação do antigo governo.

Sendo assim, caso o governo decida não antecipar o 13º salário como é previsto, o pagamento ocorrerá conforme o Decreto 10.410 publicado em junho de 2020.

O decreto estabelece que a primeira parcela do 13º salário deve ser pago junto a folha de pagamentos de agosto, ou seja, em setembro. Já a segunda parcela junto a folha de novembro, ou seja, pago em dezembro.

Ricardo

Redação Jornal Contábil

Recent Posts

Golpes tributários: o risco das restituições indevidas no Simples Nacional

Cada vez mais vemos casos de empresas que enfrenta problemas com golpes dos mais variados…

14 minutos ago

INSS: extrato para declaração do IR 2025 já disponível

Aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que vão declarar Imposto de…

38 minutos ago

Bloco H: empresas devem incluir no Sped Fiscal até dia 28

O Bloco H é uma etapa que faz parte da EFD (Escrituração Fiscal Digital) do…

1 hora ago

Ser MEI vale a pena? Entenda como funciona e aproveite todos os benefícios!

O MEI é um regime tributário que surgiu para facilitar a formalização como empresa das…

2 horas ago

Feirão Limpa Nome chega a todas as agências dos Correios para renegociar dívidas

A partir de hoje, segunda-feira (dia 24), dez mil agências dos Correios espalhadas por todo…

3 horas ago

Contabilidade: Veja todas as obrigações da última semana de fevereiro

Fevereiro é um mês agitado para os profissionais de contabilidade, a última semana será a…

19 horas ago