Todo trabalhador brasileiro que exerce profissão no regime CLT Consolidação das Leis do Trabalho), ou seja, que atua de carteira assinada tem o direito assegurado ao FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço).
O FGTS é composto pelo depósito mensal de 8% do salário do trabalhador em uma conta vinculada ao contrato de trabalho. O depósito é obrigação do empregador e não pode em hipótese alguma ser descontada do salário do trabalhador.
Apesar de ser um direito de todo trabalhador, o FGTS possui algumas restrições para saque do saldo, onde a maneira mais comum para recebimento dos valores é no caso do mesmo vir a ser demitido sem justa causa.
O que muitos trabalhadores não sabem é que apesar de existirem algumas restrições, existem outras possibilidades em que é possível sacar o Fundo de Garantia, para os mais diversos casos, até mesmo quando o cidadão está trabalhando.
Em resumo as situações em que o trabalhador pode resgatar o saldo mesmo exercendo a profissão são os seguintes:
No entanto, temos 18 situações previstas em que o trabalhador poderá sacar todo o saldo do FGTS. Vale lembrar que existem situações que permitem o saque total do saldo e outras possibilidades apenas o saque parcial.
O saldo do FGTS pode ser consultado por trabalhadores a partir dos canais de atendimento Caixa, disponibilizados por meio do aplicativo FGTS, disponível para celular Android e iOS, bem como pelo internet banking da Caixa Econômica Federal.
Para verificar o saldo em conta no aplicativo, instale-o aplicativo FGTS em seu celular, selecione a opção “Cadastre-se” e informe os dados pedidos. Após inserir todas as informações, toque sobre “Não sou um robô” e confirme o cadastro pelo link enviado para o seu e-mail. Será necessário responder algumas perguntas no app para confirmar sua identidade e, depois disso, você poderá usar o app apenas informando seu CPF e a senha cadastrada.
Através do aplicativo o trabalhador poderá consultar todo o saldo em conta do FGTS, bem como consultar extratos e solicitar outras modalidades de saque, como o saque-aniversário, por exemplo.
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Muitos empreendedores encontram no Microempreendedor Individual (MEI) uma ótima alternativa para formalizar seus negócios, pagar…
Se você já foi Microempreendedor Individual (MEI) e precisou mudar de categoria empresarial, mas agora…
Ao iniciar ou gerenciar um negócio, a escolha do regime tributário pode parecer um labirinto,…
Se você é MEI, já se pegou pensando se realmente está pagando os impostos justos…
Pagar impostos faz parte do jogo quando se tem um negócio, mas ninguém gosta de…
Em 2025 dezenas de concursos públicos estão previstos, decidimos montar uma lista com as melhores…