CLT

20,8 milhões de pessoas no Brasil poderiam trabalhar em home office

Quase um em cada quatro trabalhadores brasileiros poderia trabalhar em casa, segundo o estudo Potencial de teletrabalho na pandemia: um retrato no Brasil e no mundo, publicado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).

Empregos com potencial de teletrabalho no Brasil

De acordo com a pesquisa, 22,7% dos empregos no país poderiam ser feitos inteiramente em casa. Contudo, há grandes diferenças dessa possibilidade entre os estados. O Distrito Federal e São Paulo são os estados que mais possibilitam o trabalho remoto, com, respectivamente, 31,5% e 27,7% dos empregos podendo ser realizados em casa.

Leia também: Home Office Enfrenta Desafios E Coworking É A Aposta Para O Futuro

Em último lugar, fica o estado do Piauí, em que apenas 15,6% dos empregos, ou seja, 192 mil pessoas, poderiam trabalhar de casa.

Além disso, as profissões que apresentam maior potencial para o teletrabalho são: diretores e gerentes; profissionais das ciências e intelectuais; técnicos e profissionais de nível médio; trabalhadores de apoio administrativo.

Dos trabalhadores em home office em potencial, mais da metade estão na região Sudeste (10,5 milhões de pessoas).

O estudo internacional Quantos trabalhos podem ser feitos em casa?, desenvolvido por Dingel e Neiman, em 2020, mostrou que países de economia com baixa renda possuem uma menor parcela dos empregos que podem ser feitos em casa. O Brasil ocupou a 47ª posição, com 25,7% de potenciais empregos para o teletrabalho.

Trabalho remoto

A flexibilidade do home office é um elemento positivo para a rotina dos trabalhadores. Além dela, a produtividade também chama a atenção, conforme uma pesquisa feita pela Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo (FEA-USP) e pela Fundação Instituto de Administração (FIA): 81% das pessoas entrevistadas disseram que, em casa, a produtividade é maior ou igual, em comparação com a do trabalho presencial.

Leia também: Home Office É Uma Tendência Que Se Confirmou? Entenda!

No entanto, como contraponto, o home office pode ajudar a desenvolver algumas questões psicológicas negativas, como altos níveis de estresse, e sobrecarga de trabalho. Por estar trabalhando em casa, as pessoas podem encontrar dificuldade em separar o profissional do pessoal, além de trabalhar em horários além do determinado.

Contudo, mesmo com diversos pontos positivos e negativos, o home office é uma modalidade que tem repercutido entre empresas e trabalhadores. Ainda, ela se configura como um grande chamariz para as empresas conseguirem atrair talentos, como, por exemplo, franquias home office, em que o trabalho do franqueado é realizado em casa, vendedores, profissionais da medicina, com teleatendimentos, e professores.

Gabriel Dau

Estudante de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, atualmente trabalha como Redator do Jornal Contábil sendo responsável pela elaboração e desenvolvimento de conteúdos.

Recent Posts

Como um BPO financeiro pode transformar escritórios contábeis em máquinas de lucro

O mercado contábil está em constante evolução, e os escritórios que desejam se destacar precisam…

5 horas ago

Home office na Contabilidade: escritório 100% remoto e lucrativo é possível?

A contabilidade sempre foi vista como uma profissão tradicional, cheia de documentos físicos, reuniões presenciais…

5 horas ago

CLT: entenda o que diz a legislação sobre o trabalho nos domingos

Muitos profissionais possuem dúvidas sobre como funciona a escala de trabalho aos domingos, principalmente nos…

6 horas ago

O caminho certo para construir uma carteira de clientes fiéis na contabilidade

Conquistar clientes pode até ser um desafio, mas mantê-los por anos é o verdadeiro segredo…

6 horas ago

Precificação contábil: como cobrar mais pelo seu trabalho

Se você trabalha com contabilidade, já deve ter se perguntado: mas como definir o valor…

6 horas ago

Como fugir das multas fiscais com a nova regulamentação do SPED e e-Social em 2025

Se você é empresário ou contador, mas ainda não está atualizado sobre as mudanças do…

7 horas ago