Marcello Casal Jr./Agência Brasil
De acordo com um recente levantamento do Banco Central, o uso do cartão de crédito entre os brasileiros chegou a 123 milhões em 2019. Com o cenário pandêmico, a priorização desse meio de pagamento ganhou ainda mais destaque, visto que a crise econômica levou muitos brasileiros à falta de dinheiro.
No entanto, apesar do crescimento no uso dos cartões, uma das consequências passou a ser o adiamento do pagamento total da fatura, o que leva muitos brasileiros à multiplicação de dívidas.
Isso porque, ao não realizar o pagamento integral do valor da fatura, terá a dívida corrigida por taxas anuais de juros superiores a 300%, podendo chegar a 875%, segundo a Agência Brasileira de Defesa do Consumidor (Proteste). Nesse cenário, a maior parte das dívidas no Brasil têm a mesma origem: altos juros do cartão de crédito.
Nesse sentido, fugir dos juros é a melhor opção. Confira três dicas para escapar das dívidas e organizar a vida financeira:
Saiba exatamente o valor da fatura. Identificar o valor total da fatura do cartão deve ser o primeiro passo para tomar uma atitude em relação aos juros. Para se livrar de qualquer possibilidade de cobrança, vale considerar quitar todas as compras parceladas. O extrato do cartão é facilmente visualizado na conta digital ou app do cartão. No entanto, o principal é fazer o pagamento integral da fatura até a data do vencimento.
Faça um empréstimo para quitação. Diante da opção de pagar a fatura à vista para se livrar dos juros rotativos, considerar fazer um empréstimo com taxas de juros menores, como o consignado, por exemplo, é uma ótima saída. Embora, nessa opção, ainda existam juros, estes são menores em comparação aos juros do cartão.
Reduza os gastos com cartão. Uma vez que essa dívida foi solucionada é hora de reduzir os gastos com este cartão. Esse passo exige um esforço para equilibrar as contas e impedir que o cartão de crédito seja usado novamente sem critério. Consultar as próximas faturas e as parcelas que serão cobradas na sequência é uma forma de manter o controle dos gastos, e evitar surpresas quando a fatura chegar.
Sem dúvidas, o cartão de crédito é um ótimo aliado no dia a dia dos brasileiros. No entanto, manter o equilíbrio nos gastos e pagamento da fatura em dia é o melhor caminho para continuar usufruindo das facilidades do cartão.
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Em uma nota divulgada recentemente pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) o prazo de…
Os aposentados, pensionistas e outros beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já podem…
Muitos empreendedores encontram no Microempreendedor Individual (MEI) uma ótima alternativa para formalizar seus negócios, pagar…
Se você já foi Microempreendedor Individual (MEI) e precisou mudar de categoria empresarial, mas agora…
Ao iniciar ou gerenciar um negócio, a escolha do regime tributário pode parecer um labirinto,…
Se você é MEI, já se pegou pensando se realmente está pagando os impostos justos…