Assim como em outras áreas, a educação também se atualiza. Com diversos pesquisadores debruçados sobre as melhores maneiras de ensinar e aprender, é esperado que surjam soluções que ajudem professores e alunos no momento de estudo, garantindo maior eficiência de tempo e energia dedicados a essas atividades.
A aprendizagem ativa é um conceito que, como o próprio nome sugere, emprega uma participação maior do estudante. A melhor maneira de compreendê-la é fazer uma comparação com seu oposto, ou seja, a aprendizagem passiva.
Leia mais: Governo Da Bahia Disponibiliza Bolsas De Estudos Para Iniciantes Na Área De Tecnologia
Enquanto no método mais passivo o estudante ocuparia uma posição que apenas recebe o conhecimento passado por outra pessoa, na metodologia ativa o estudante participa das pesquisas e produções desse conhecimento.
Desta forma, a aprendizagem ativa envolve uma profundidade e um envolvimento com aquilo que está sendo passado. Também ajuda a desenvolver no estudante um senso crítico, ao avaliar as questões mais importantes entre tudo o que ele entra em contato.
Por isso, muitas escolas ou estudantes que se preparam sozinhos para vestibulares ou concursos acabam buscando pela metodologia ativa: com a participação do aluno, o conhecimento se fixa de maneira mais simples no cérebro e passa a adquirir uma nova conotação no caminho da aprendizagem.
Confira abaixo algumas dicas de como você pode incorporar a metodologia ativa aos seus estudos para deixá-los mais eficientes, de acordo com o seu objetivo.
Para facilitar os seus estudos e ajudar na fixação dos conteúdos, a aprendizagem ativa recomenda que o estudante faça anotações constantemente do que considerar mais relevante entre os assuntos que está lendo ou assistindo. Escrever é um excelente modo de fixar e aprender.
Além de ajudar a manter um resumo das coisas mais importantes das matérias, escrever com suas próprias palavras ajuda a manter os conceitos por mais tempo em sua memória, ajudando a elaborar as ideias e relacionar os conteúdos.
Uma das características mais presentes em pessoas sagazes é ser questionadora. Por isso, ainda mais importante do que prestar atenção em tudo o que está sendo estudado, é procurar por perguntas que ajudem a assimilar e compreender melhor os detalhes do assunto.
Leia mais: Ciências Contábeis: O Que Se Estuda Ao Longo Do Curso?
O ideal é fazer perguntas quando a aula acabar ou procurar por questões, seja de vestibulares ou concursos, que ajudem a entender como aquele conhecimento pode ser aplicado.
Traçar mapas é uma atividade que o ser humano faz há milênios na tentativa de compreender e dominar melhor os ambientes. Os mapas mentais também ajudam a entender matérias e áreas do conhecimento, porque traçam as características mais importantes que você estudou.
Além disso, os mapas mentais são importantes porque constroem relações entre as informações, fazendo com que o simples ato de construí-los já se torne uma parte importante do estudo de acordo com a metodologia ativa.
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Muitos empreendedores encontram no Microempreendedor Individual (MEI) uma ótima alternativa para formalizar seus negócios, pagar…
Se você já foi Microempreendedor Individual (MEI) e precisou mudar de categoria empresarial, mas agora…
Ao iniciar ou gerenciar um negócio, a escolha do regime tributário pode parecer um labirinto,…
Se você é MEI, já se pegou pensando se realmente está pagando os impostos justos…
Pagar impostos faz parte do jogo quando se tem um negócio, mas ninguém gosta de…
Em 2025 dezenas de concursos públicos estão previstos, decidimos montar uma lista com as melhores…