3 mentiras que não aumentam o Score de Crédito e você acredita

O score diz respeito a uma pontuação de crédito que cada cidadão brasileiro possui, esse score é medido pelos órgãos de proteção ao crédito como SPC e Serasa e é utilizado por financeiras para verificar o perfil das pessoas, se elas tendem ou não a pagar suas contas para que seja concedido algum tipo de crédito.

Essa pontuação vai de 0 a 1000, onde quanto mais próximo do zero menores são as chances do consumidor pagar suas dívidas e quanto mais próximo de 1000, maiores são as chances do consumidor pagar suas pendências.

Contudo, existem alguns mitos espalhados pela internet e também por crendice popular, de que ao realizar determinadas ações o score de crédito pode aumentar mais rapidamente.

Mitos que não aumentam o score de crédito

Hoje vamos falar sobre três mitos que as pessoas acreditam e que podem aumentar o score de crédito mas que de fato não contribuem em nada para isso.

1. Colocar CPF na nota aumenta o score

Um dos maiores mitos que temos quanto ao score é acreditar que colocar o CPF na nota fiscal pode ajudar o consumidor a aumentar o score por “mostrar” que a pessoa está realizando compras.

Mas isso não tem nada haver e inclusive nem é utilizado pelos órgãos de proteção ao crédito para calcular a pontuação do score de crédito.

Adicionar o CPF na nota fiscal faz com que o cidadão contribua com o governo do estado para que seja possível controlar a tributação fiscal do comércio e do ICMS, combatendo a sonegação de impostos, fraudes, dentre outros.

2. O score aumenta assim que uma dívida é paga

Outro mito muito comum das pessoas é acreditarem que ao pagarem uma dívida a pontuação aumentará rapidamente.

De fato pagar uma dívida contribui com o aumento do score de crédito, contudo, leva-se tempo para que o score aumente, afinal de contas os órgãos de proteção ao crédito analisam todo o comportamento do consumidor e não uma única atitude ou ação.

Sendo assim, é extremamente importante que o consumidor liquide com suas dívidas o mais rápido possível para que gradativamente o score de crédito possa aumentar, pois leva-se tempo para que isso aconteça.

3. Quanto maior a renda mais rápido o score aumenta

Essa é uma outra mentira que muita gente acredita. Independente de qual seja o salário do cidadão, seja mais baixo ou mais alto isso não afeta em nada a pontuação do score de crédito.

Isso porque o que importa para os órgãos de proteção ao crédito não é quanto o consumidor ganha, mas sim o quanto cada pessoa é responsável com os pagamentos de suas dívidas e como mantêm todas as contas em dia.

O importante aqui é que o consumidor seja consciente e tenha todas as suas despesas pagas rigorosamente em dia, mostrando-se responsável com suas obrigações.

Ricardo

Redação Jornal Contábil

Recent Posts

Contador, veja 5 dicas para aumentar seu foco no trabalho

Muitas vezes os problemas pessoais podem atrapalhar a sua concentração e afetar o seu rendimento…

6 horas ago

Encerrou seu MEI nos primeiros meses de 2025? Veja as suas obrigações!

Se você encerrou seu Microempreendedor Individual (MEI) neste começo de 2025 e está com dúvidas…

9 horas ago

Alerta! 7 erros que precisam ser evitados na contabilidade da empresa

Os processos contábeis movimentam inúmeras informações e demandam muitas operações burocráticas dentro das organizações. Qualquer…

11 horas ago

3 categorias de documentos necessários para declarar IR 2025

No mês de março, a Receita Federal deverá comunicar todos os detalhes para a declaração…

12 horas ago

Calendário de Pagamento INSS Março/Abril 2025: Todas as Datas e Informações

A partir de 25 de março de 2025, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS)…

13 horas ago

Reforma Tributária: Lei Complementar traz nova regra, gerando maior complexidade ao novo modelo

A Reforma Tributária, com a promulgação da Lei Complementar nº 214/2025, introduziu mudanças significativas no…

13 horas ago