A jornada para a obtenção da primeira carteira de motorista é, sem dúvida, repleta de expectativas e ansiedades, sendo o exame prático de direção o ápice desse turbilhão de emoções. Este teste, dotado de rigor e precisão, consiste numa avaliação cristalina e objetiva, solicitando do candidato apenas a demonstração prática dos conhecimentos e habilidades adquiridos durante as aulas teóricas e práticas.
Mas, se é uma avaliação clara e direta, o que poderia explicar as numerosas reprovações que ocorrem? A tensão, o temor e a inquietação emergem como protagonistas, constituindo barreiras muitas vezes intransponíveis para os futuros motoristas. No artigo de hoje, vamos desvendar todos os elementos e nuances que, infelizmente, conduzem tantos aspirantes a motoristas ao cenário de falha no temido exame de direção.
Divisão da prova de direção
Antes de se submeter ao teste, é fundamental compreender a sua mecânica. A avaliação prática de condução se fragmenta em dois momentos distintos: a manobra de estacionar e a circulação em vias públicas.
O examinador instrui o candidato sobre as atividades a serem executadas, tal como acomodar o veículo em espaços determinados por balizas, tarefa esta que o candidato dispõe de até três tentativas para finalizar com sucesso.
Há um limite temporal estabelecido para a execução da baliza, a fase inicial do exame, variando conforme a categoria do veículo almejada:
- Categoria “B” (automóveis e veículos comerciais leves): 5 minutos
- Categoria “C” (caminhões) e “D” (micro-ônibus, ônibus): 6 minutos
- Categoria “E” (ônibus articulados, biarticulados): 9 minutos
Na subsequente fase da prova, o aspirante a condutor é avaliado em condições reais de trânsito, tendo suas habilidades examinadas em aspectos como atenção a placas e sinais de trânsito, bem como seu comportamento e condução de forma ampla.
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Motivos que reprovam exame de direção
Para obter a aprovação na prova de direção, o estudante DEVERÁ evitar a incidência de FALTAS ELIMINATÓRIAS e NÃO PODERÁ acumular mais de três (3) pontos negativos, os quais são computados da seguinte forma:
- Falta Eliminatória: Resulta em reprovação imediata.
- Cada Falta Grave: Acarreta 3 Pontos Negativos.
- Cada Falta Média: Equivale a 2 Pontos Negativos.
- Cada Falta Leve: Vale 1 Ponto Negativo.
Faltas eliminatórias
- Desrespeitar sinais de trânsito ou sinalização de Parada Obrigatória;
- Ultrapassar o meio-fio;
- Falhar ao estacionar na área delimitada por balizas em, no máximo, três tentativas e dentro do tempo determinado;
- Transgredir as linhas demarcadas ao estacionar o veículo na vaga;
- Dirigir na contramão;
- Não concluir todas as fases do exame;
- Invadir a via preferencial;
- Causar acidente durante a prova;
- Superar o limite de velocidade estabelecido para o local;
- Infringir qualquer outra norma de trânsito de caráter gravíssimo.
Faltas graves
- Ignorar a sinalização da via ou o agente de trânsito;
- Desatender as normas de ultrapassagem ou mudança de faixa;
- Negligenciar a prioridade ao pedestre em travessia;
- Manter a porta do veículo entreaberta ou aberta durante a execução da prova;
- Sinalizar incorretamente ou sem antecedência as manobras;
- Não utilizar corretamente o cinto de segurança;
- Perder o controle direcional do veículo em movimento;
- Cometer qualquer outra infração de trânsito de natureza grave.
Faltas médias
- Realizar o trajeto da prova com o freio de mão atuante;
- Adotar velocidade inadequada às condições do local, trânsito, veículo e clima;
- Interromper o motor sem motivo após o início da prova;
- Executar conversão de forma incorreta;
- Acionar a buzina sem necessidade ou em local vedado;
- Deslocar-se com o veículo desengrenado em descidas;
- Dar partida no veículo sem as devidas precauções;
- Aplicar o pedal de embreagem antes do pedal de freio ao frear;
- Entrar em curvas com o veículo desengrenado;
- Manusear de forma errônea as marchas durante o trajeto;
- Cometer qualquer outra infração de trânsito de natureza média.
Faltas leves
- Provocar movimentações desnecessárias no veículo;
- Ajustar o banco do condutor de forma incorreta;
- Não ajustar adequadamente os retrovisores;
- Apoiar o pé no pedal da embreagem com o veículo engrenado e em movimento;
- Operar ou ler de forma incorreta os instrumentos do painel;
- Ligar o veículo engrenado;
- Tentar mover o veículo com o câmbio em neutro;
- Cometer qualquer outra infração de natureza leve.
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