Imagem por @freepik / freepik / Divulgaçao - Contran / editado por Jornal Contábil
A jornada para a obtenção da primeira carteira de motorista é, sem dúvida, repleta de expectativas e ansiedades, sendo o exame prático de direção o ápice desse turbilhão de emoções. Este teste, dotado de rigor e precisão, consiste numa avaliação cristalina e objetiva, solicitando do candidato apenas a demonstração prática dos conhecimentos e habilidades adquiridos durante as aulas teóricas e práticas.
Mas, se é uma avaliação clara e direta, o que poderia explicar as numerosas reprovações que ocorrem? A tensão, o temor e a inquietação emergem como protagonistas, constituindo barreiras muitas vezes intransponíveis para os futuros motoristas. No artigo de hoje, vamos desvendar todos os elementos e nuances que, infelizmente, conduzem tantos aspirantes a motoristas ao cenário de falha no temido exame de direção.
Antes de se submeter ao teste, é fundamental compreender a sua mecânica. A avaliação prática de condução se fragmenta em dois momentos distintos: a manobra de estacionar e a circulação em vias públicas.
O examinador instrui o candidato sobre as atividades a serem executadas, tal como acomodar o veículo em espaços determinados por balizas, tarefa esta que o candidato dispõe de até três tentativas para finalizar com sucesso.
Há um limite temporal estabelecido para a execução da baliza, a fase inicial do exame, variando conforme a categoria do veículo almejada:
Na subsequente fase da prova, o aspirante a condutor é avaliado em condições reais de trânsito, tendo suas habilidades examinadas em aspectos como atenção a placas e sinais de trânsito, bem como seu comportamento e condução de forma ampla.
Leia também | Governo Pode Implementar Nova CNH Exclusiva Para SUVs
Para obter a aprovação na prova de direção, o estudante DEVERÁ evitar a incidência de FALTAS ELIMINATÓRIAS e NÃO PODERÁ acumular mais de três (3) pontos negativos, os quais são computados da seguinte forma:
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Se você trabalha com contabilidade, já deve ter se perguntado: mas como definir o valor…
Se você é empresário ou contador, mas ainda não está atualizado sobre as mudanças do…
Em uma nota divulgada recentemente pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) o prazo de…
Os aposentados, pensionistas e outros beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já podem…
Muitos empreendedores encontram no Microempreendedor Individual (MEI) uma ótima alternativa para formalizar seus negócios, pagar…
Se você já foi Microempreendedor Individual (MEI) e precisou mudar de categoria empresarial, mas agora…