Chamadas

3ª fase do eSocial começa dia 10 de maio para pequenas empresas

A 3ª fase do eSocial para pequenas empresas começa agora no próximo dia 10 de maio de 2021. Com relação as empresas que fazem parte deste grupo, estão: O Microempreendedor Individual (MEI) as Micros e pequenas empresas (MEs e EPPs) optante pelo Simples Nacional e as Entidades sem Fins Lucrativos e Pessoas Físicas.

A 3ª fase compõe a folha de pagamentos e precisam ser enviados os eventos (S-1200 a S-1299) que são referentes aos fatos ocorridos a partir do dia 01 de maio de 2021. A folha de pagamentos no eSocial é cum conjunto de informações que reflete diretamente a remuneração dos trabalhadores que estiveram a serviço do empregador durante a competência.

Prazo para envio

Para a Folha de Pagamento é necessário que a mesma seja enviada compondo um movimento com prazo para transmissão e fechamento até o dia 15 do mês seguinte ao período de apuração, onde é necessário a antecipação do vencimento para o dia útil imediatamente anterior, em caso de não haver expediente bancário.

Sendo assim, as pequenas empresas devem enviar pela primeira vez pelo eSocial, a sua primeira folha de pagamento referente a competência do mês de maio de 2021 até o próximo dia 15 de junho de 2021.

Com isso, o Microempreendedor Individual – MEI, as Micros e pequenas empresas (MEs e EPPs) optante pelo Simples, as Entidades sem Fins Lucrativos e Pessoas Físicas, devem enviar para o eSocial pela primeira vez, a sua primeira folha de pagamento referente a competência maio de 2021, até o 15 de junho de 2021.

Empresas inativas

No caso em que as empresas do 3º grupo e que estão paralisadas ou ainda sem movimento a ser declarado com relação a folha de pagamento, as empresas precisam enviar o evento“S-1299 – Fechamento dos Eventos Periódicos” como “Sem Movimento” referente a competência maio de 2021 até o 15 de junho.

Vale lembrar que no caso onde a empresa possua mais de um estabelecimento com movimento, não será obrigatório o envio da situação sem movimento no evento S-1299.

Por fim o Microempreendedor Individual que não possua empregado está isento de enviar o evento S-1299.

Dica Extra do Jornal Contábil: Você gostaria de trabalhar com Departamento Pessoal?

Já percebeu as oportunidades que essa área proporciona?

Conheça o programa completo que ensina todas as etapas do DP, desde entender os Conceitos, Regras, Normas e Leis que regem a área, até as rotinas e procedimentos como Admissão, Demissão, eSocial, FGTS, Férias, 13o Salário e tudo mais que você precisa dominar para atuar na área.

Se você pretende trabalhar com Departamento Pessoal, clique aqui e entenda como aprender tudo isso e se tornar um profissional qualificado.

Ricardo

Redação Jornal Contábil

Recent Posts

O MEI tem direito a seguro-desemprego?

Para existir a possibilidade do Microempreendedor Individual (MEI) conseguir receber o seguro-desemprego, ele precisa trabalhar…

2 horas ago

Funcionário que falta no Carnaval pode ser demitido por justa causa?

O Carnaval está começando, sendo uma data comemorada em todo o Brasil, em alguns estados…

3 horas ago

Por que o Brasil é um dos países com mais usuários de cartões de crédito per capita do mundo?

O Brasil consolidou-se como um dos países com o maior número de usuários de cartão…

6 horas ago

Imposto de Renda: o que é Malha Fina?

Existem muitos pontos do Imposto de Renda (IR) que a maioria dos contribuintes precisa aprender,…

6 horas ago

Dicas para não errar ao preencher a Declaração Anual do MEI 2025

O ano de 2025 está em seu início e as obrigações tributárias de todo bom…

8 horas ago

Preciso declarar seguro de vida no Imposto de Renda?

Uma das dúvidas mais comuns sobre o Seguro de Vida diz respeito à necessidade de…

10 horas ago