Photo by @wavebreakmedia_micr / freepik
A Receita Federal está fazendo o pagamento das restituições do Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF) 2021.
A partir desta sexta-feira, 30, você já pode conferir se o seu dinheiro está na conta que foi informada em sua declaração. Serão liberados R$ 5,8 bilhões para cerca de 5,1 milhões de contribuintes.
Diante disso, veja neste artigo como conferir o depósito e o que fazer se o pagamento não for realizado.
Neste lote, a restituição foi liberada para 4.913.343 contribuintes entregaram a declaração até 18 de maio.
Além disso, os pagamentos se estendem àqueles que possuem prioridade legal, como 13.985 contribuintes idosos que possuem idade acima de 80 anos e 95.298 contribuintes que têm entre 60 e 79 anos.
Também recebem nesta data, 8.987 pessoas que possuem alguma deficiência ou doença grave e 36.616 contribuintes, cuja maior fonte de renda seja o magistério.
Para saber se a sua restituição já foi depositada, o contribuinte deve fazer a consulta acessando o site da Receita Federal ou o aplicativo Meu Imposto de Renda. Depois disso, siga os passos:
A consulta também pode ser feita acessando sua conta bancária e verificando a liberação do depósito.
Mas atenção: se você não informou nenhuma conta em sua declaração, ou os dados estiverem errados, a restituição é encaminhada ao Banco do Brasil.
Então, neste caso, você deve entrar em contato com a instituição financeira e solicitar o resgate, através da central de atendimento ou indo até a agência.
Mas para isso, tenha em mãos seus documentos pessoais. A restituição fica disponível no banco durante um ano, depois, ela é devolvida para a Receita Federal. Se isso ocorrer, o contribuinte deve fazer o pedido através do site da Receita.
Se a sua declaração não foi paga e você confirmou no site da Receita que ela não chegou a ser liberada, pode haver alguma pendência que deve ser corrigida.
Então, para saber o motivo, consulte o extrato da declaração que está disponível no portal e-CAC (Centro Virtual de Atendimento da Receita).
Depois de verificar as inconsistências, faça a regularização mediante entrega de declaração retificadora.
Assim, a Receita Federal fará uma nova análise dos dados apresentados e o pagamento poderá ser liberado nos próximos lotes que serão pagos nas seguintes datas:
A Receita Federal não costuma informar quando cada um dos contribuintes irá receber a restituição, no entanto, é possível acompanhar o processamento da declaração e a liberação do pagamento através do portal e-CAC.
Além disso, a consulta à restituição costuma ser disponibilizada no site da Receita uma semana antes da data de pagamento.
Dica Extra do Jornal Contábil : Aprenda a fazer Declaração de Imposto de Renda. Aprenda tudo de IR em apenas um final de semana.
Conheça nosso treinamento rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber sobre IR. No curso você encontra:
Conteúdo detalhado, organizado e sem complexidade, videoaulas simples e didáticas,passo a passo de cada procedimento na prática.
Tudo à sua disposição, quando e onde precisar. Não perca tempo, clique aqui e aprenda a fazer a declaração do Imposto de Renda.
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Em uma nota divulgada recentemente pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) o prazo de…
Os aposentados, pensionistas e outros beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já podem…
Muitos empreendedores encontram no Microempreendedor Individual (MEI) uma ótima alternativa para formalizar seus negócios, pagar…
Se você já foi Microempreendedor Individual (MEI) e precisou mudar de categoria empresarial, mas agora…
Ao iniciar ou gerenciar um negócio, a escolha do regime tributário pode parecer um labirinto,…
Se você é MEI, já se pegou pensando se realmente está pagando os impostos justos…