Designed by @yanalya / freepik
O trabalho remoto tornou-se tornou uma forte tendência graças ao avanço tecnológico e a flexibilização dos empregos. Após a necessidade de isolamento social para conter o avanço da pandemia do novo Coronavírus, essa modalidade se fortificou ainda mais.
Contudo, para que o home office seja mais produtivo e confortável, é crucial ter um espaço adequado para trabalhar.
A boa notícia é que você pode criar um ambiente de trabalho em sua casa sem investir muito dinheiro e ainda assim ter acesso a soluções confortáveis, ergonômicas e autênticas. Porém, essa tarefa exige organização e planejamento. Por isso, não perca o artigo!
O primeiro passo para começar a organizar e montar seu home office é encontrar um espaço tranquilo e com boa iluminação. Assim, você terá mais facilidade para se concentrar.
Não é preciso ter uma sala própria para isso, mas é importante que você tenha uma parede totalmente livre para adicionar os móveis para o home office. Outra dica é ficar longe do dormitório para evitar momentos de preguiça ou distrações.
Porém, se precisar construir seu home office dentro do seu quarto, tudo bem. Algumas dicas te ajudarão a se concentrar no trabalho em casa. Veja só:
É muito importante estabelecer uma rotina, com horários fixo, mesmo que seu home office seja flexível. Assim, fica mais fácil ter disciplina e garantir a produtividade.
Também evita que você exagere nas horas extras por não ter conseguido finalizar as atividades no prazo.
Além disso, é importante lembrar que o cérebro gosta de hábitos. Ter uma rotina definida o ajuda a entender quando é hora de focar no trabalho e quando é hora descansar.
Uma agenda será sua grande aliada no home office pois permite visualizar com mais facilidade tudo o que precisa ser feito em cada dia.
Por isso, faça uma lista das tarefas e determine prazos de entrega. Assim, fica muito mais fácil garantir uma boa produtividade. Uma dica valiosa é buscar por um curso de excel online que irá te mostrar formas simples de gerenciar e monitorar suas tarefas do dia a dia.
Trabalhar de casa pode ser desafiador devido às distrações que esse ambiente proporciona. Portanto, evite tudo que possa roubar sua atenção. Deixe o celular no modo silencioso e nada de ligar a televisão enquanto trabalha.
Utilize os benefícios e estratégias de uma metodologia de gestão, como o OKR, para que você tenha mais foco, concentração e consequentemente consiga executar mais tarefas durante o dia a dia.
E, se surgir aquela vontade de deitar na cama um pouco, tudo bem. Pausas fazem bem! Mas determine horários de descanso, tipo dez ou quinze minutos.
Agora que já sabe como começar a montar seu home office e garantir a produtividade, é hora de descobrir como criar esse espaço sem gastar muito dinheiro. Vamos lá?
Os móveis, como mesas, cadeiras e armários, são os que mais pesam no bolso na hora criar seu home office.
Uma ótima dica para economizar é buscar por opções usadas e em boas condições em marketplaces, como o Mercado Livre e OLX, ou em lojas de móveis usados na sua cidade.
Você sabia que é possível utilizar dois cavaletes e um tampo de madeira para criar uma mesa de escritório? Ou, então, usar caixotes de feira para organizar os livros e materiais de escritórios?
O DIY (Do It Yourself ou Faça Você Mesmo) é uma ótima pedida para economizar e ainda criar móveis personalizados.
Para isso, basta comprar materiais de construção básicos e reformar os itens que já tem em casa.
Outra dica para gastar pouco dinheiro ao montar seu home office e ainda conseguir otimizar espaço é recorrer aos elementos suspensos.
Nichos e prateleiras, além de serem muito mais baratos que armários, ajudam a aproveitar as paredes na hora de decorar.
Você não precisa sair comprando tudo novo para montar o seu home office. Vale utilizar móveis, luminárias, gaveteiros, caixas organizadoras e elementos decorativos que você já tem!
Se quiser dar um toque especial aos objetivos antigos, é só reformá-los. Um móvel, por exemplo, poderá ficar com outra cara apenas ao receber uma nova pintura.
O importante é priorizar a organização do espaço para conquistar um ambiente clean, confortável e arejado!
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Se você é um profissional de contabilidade e quer saber como enviar a Declaração de…
O lúpus é uma doença inflamatória autoimune, em que o próprio sistema imunológico produz anticorpos…
A Omie, plataforma de gestão (ERP) na nuvem, está com 64 vagas abertas em suas…
Atualmente, é possível alterar a ocupação de forma simples e objetiva, mas muitos empreendedores ainda…
Nos últimos dias, os pequenos empreendedores foram pegos de surpresa com a notícia de que…
A digitalização acelerada dos negócios no Brasil trouxe uma série de facilidades, mas também criou…