Dinheiro na carteira
Muitas vezes abrimos conta em bancos, participamos de programas de pontos ou cashback e acabamos esquecendo.
Esquecer alguma quantia pode até parecer estranho, no entanto, é mais comum do que se imagina, tanto que em 2023 o governo liberou valores esquecidos a serem sacados.
Para te ajudar a recuperar alguma quantia que você pode ter esquecido, separamos 3 locais onde é mais comum termos algum dinheiro e não nos lembrarmos.
Muita vezes abrimos conta em algum banco e acabamos deixando a conta parada sem movimentação, isso pode acontecer porque em algum emprego antigo, você utilizava o banco para recebimento, ou até mesmo porque desejou trocar de banco.
Sendo assim, é legal que você tente se lembrar bancos onde você abriu conta e deixou de movimentar, até mesmo tentar lembrar de antigas contas criadas para recebimento de salário de empresas onde não trabalha mais.
Leia +: Dinheiro esquecido: Volta das consultas segue indefinida
Existem cartões que possuem um sistema de pontos ou cashback, algumas vezes esses valores podem ser trocados por dinheiro ou por produtos.
Muitas pessoas mesmo tendo contrato o serviço de cashback ou pontos, ou até mesmo quando eles já fazem parte do cartão crédito, acabam não sabendo do sistema e perdendo dinheiro, pois existem casos onde os pontos podem expirar.
Sendo assim, confira com a empresa do seu cartão se ele possui um sistema de pontos e qual a forma para resgatar.
Também existem lojas que disponibilizam aplicativos onde a compra realizada por ele geram um cashback, e às vezes você o utilizou para alguma compra e possui o dinheiro por lá e não se lembra.
Os segurados do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), que ganham ações na justiça contra o órgão previdenciário, têm o direito de receber os famosos atrasados do INSS, cujo nome mais técnico é a também conhecida Requisição de Pequeno Valor (RPV).
As RPVs são pagas com valores de até 60 salários mínimos, ou seja, R$ 78.120 em 2023, considerando o novo salário mínimo de R$ 1.302. Esses valores só podem ser liberados após conclusão da ação definida pela Justiça.
Leia +: Benefícios atrasados do INSS poderão ser pagos com INPC e juros de mora
Dentre os direitos do trabalhador, temos o famoso PIS/PASEP, o abono trata-se de um benefício repassado aos colaboradores que atuam de carteira assinada, todos os anos.
Tem direito ao abono os trabalhadores que realizaram suas atividades laborais por 30 dias de carteira assinada durante o ano-base, é preciso possuir no mínimo 5 anos de inscrição do PIS/PASEP e ter recebido uma remuneração média de até 2 salários mínimos, no decorrer do ano-base;
Mesmo que esse seja um benefício aguardado por milhares de trabalhadores estimasse que milhares de trabalhadores não tenham realizado o saque do abono, lembrando que caso o trabalhador tenha falecido os herdeiros podem realizar o saque dos valores.
No Aplicativo CAIXA Trabalhador, você se informa sobre o Abono Salarial e o Seguro-Desemprego, confere o calendário de pagamentos, consulta as parcelas liberadas e ainda tira dúvidas.
Já aqueles que recebem o PASEP, podem consultar por meios digital e aplicativos do Banco do Brasil.
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Fevereiro é um mês agitado para os profissionais de contabilidade, a última semana será a…
Por conta do Carnaval, o calendário de pagamentos dos beneficiários do Instituto Nacional do Seguro…
O mercado contábil está em constante evolução, e os escritórios que desejam se destacar precisam…
A contabilidade sempre foi vista como uma profissão tradicional, cheia de documentos físicos, reuniões presenciais…
Muitos profissionais possuem dúvidas sobre como funciona a escala de trabalho aos domingos, principalmente nos…
Conquistar clientes pode até ser um desafio, mas mantê-los por anos é o verdadeiro segredo…