Imagem: gustavomellossa / lifeonwhite / freepik
Você tem direito e ainda não recebeu o dinheiro da sua restituição do Imposto de Renda (IR)? Pois fique sabendo que o próximo montante será pago ainda este mês. A Receita Federal paga o 4° lote do IR 2023 no próximo dia 31 de agosto.
Os contribuintes que ainda não receberam a parcela poderão consultar se entrarão no próximo lote uma semana antes da data de pagamento, em 24 de agosto. Depois do quarto, a Receita ainda paga mais um último lote em setembro (dia 29).
Até então, a Receita já pagou três dos cinco lotes da restituição. Em todos, foram distribuídas as quantias de R$ 7,5 bilhões.
O primeiro foi liberado para 4,1 milhões de declarantes no dia 31 de maio, enquanto o segundo foi pago para mais 5,1 milhões contribuintes no mês seguinte. Já o terceiro foi entregue a 5,6 milhões de pessoas em julho.
Leia também: Caiu Na Malha Fina Do Imposto De Renda? Veja Como Resolver
O pagamento da restituição do Imposto de Renda 2023 é debitado diretamente na conta bancária informada durante a declaração.
Se não for creditado, o valor fica disponível para resgate por até um ano no Banco do Brasil. Nesse caso, o contribuinte pode reagendar o pagamento pelo Portal BB, na sessão de Restituição do Imposto de Renda, ou pela Central de Relacionamento do banco.
Para consultar se recebe a restituição no próximo lote, o declarante deve:
Leia também: Posso Deduzir Gastos Com Medicamentos Do Imposto De Renda?
Ao realizar a consulta, o contribuinte também poderá saber se há alguma pendência na declaração que impeça o pagamento da restituição, ou seja, se ele caiu na chamada “malha fina”.
Para saber se está na malha fina, os contribuintes também podem acessar o “extrato” do Imposto de Renda no site da Receita Federal no chamado e-CAC (Centro Virtual de Atendimento).
Para acessar o extrato do IR, é necessário utilizar o código de acesso gerado na própria página da Receita Federal ou certificado digital emitido por autoridade habilitada.
As restituições de declarações que apresentam inconsistência (em situação de malha) são liberadas apenas depois de corrigidas pelo cidadão, ou após o contribuinte apresentar comprovação de que sua declaração está correta.
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
O programa "Contador Parceiro – Construindo o Sucesso", iniciativa conjunta entre o Conselho Federal de…
O Drex, versão digital do real regulamentada pelo Banco Central (Bacen), está prevista para ser implementada…
Abrir um negócio exige uma série de cuidados e demanda algumas ações por parte do…
A reforma tributária, aprovada no final de 2024, trouxe uma novidade que pode mudar a…
Se você já pensou em baixar uma versão modificada do WhatsApp, talvez seja hora de…
Se planejar financeiramente para a aposentadoria pode parecer um desafio, mas quanto antes você começar,…