400 mil contribuintes receberam cartas da Receita

Receita Federal começou nesta semana a enviar cartas a 400 mil contribuintes de todo o país que caíram na malha fina no Imposto de Renda de 2023. A iniciativa, que vai até o dia 16 de outubro, faz parte do Projeto Cartas, para incentivar a auto regularização de pendências em declarações retidas.

Segundo o órgão, a auto regularização evita procedimentos de fiscalização, que implicam incidência de penalidades, tais como multas de ofício, que reduzem custos para o contribuinte e para a Receita Federal.

Leia também: PERSE: Receita Federal Alerta Sobre Utilização Indevida De Benefícios

Entre os erros mais comuns que podem resultar na retenção da declaração do Imposto de Renda na malha fina estão:

⚠️ ACESSO EXCLUSIVO
Você está perdendo conteúdos exclusivos
Acesso sem anúncios + conteúdos especiais e privados.
R$4,90
Teste por 30 dias • depois R$9,90/mês
LIBERAR MEU ACESSO AGORA
✔ Cancelamento fácil • Sem compromisso

• não declarar rendimentos recebidos de forma pontual no ano-calendário;
• não incluir os rendimentos recebidos pelo dependente;
• não informar todos os rendimentos de aposentadoria, quando titular ou dependente recebem aposentadoria de mais de uma fonte pagadora;
• errar o valor ou o ano de realização da despesa médica declarada;
• informar como despesa médica gastos que não podem ser deduzidos como tal;
• informar deduções não admitidas pela legislação no cálculo do Imposto de Renda da Pessoa Física.

Como consultar

Para consultar as pendências e as orientações para regularização, não é necessário comparecer presencialmente à Receita Federal. A consulta está disponível no “Extrato da DIRPF”, que pode ser acessado na página do Centro Virtual de Atendimento da Receita Federal (e-CAC) na internet.

O Meu Imposto de Renda (Extrato da DIRPF) permite que o contribuinte,
entre outras coisas:

• identifique eventuais pendências que deixaram a declaração na malha fina e saiba como resolver a situação por meio de retificação da declaração ou de agendamento de atendimento para apresentação de documentação comprobatória;
• saiba se as cotas do IRPF estão sendo pagas corretamente;
• solicite, altere ou cancele o débito automático das cotas;
• identifique e parcele eventuais débitos em atraso.

Leia também: Receita Federal Notifica Empresas Com Divergências Na GFIP

Passo a passo para acessar o extrato do Imposto de Renda

• Acesse o portal e-CAC, usando certificado digital ou código de acesso:

• Clique em Declarações e Demonstrativos:

• Selecione Meu Imposto de Renda (Extrato da DIRPF):

• Escolha um dos serviços disponíveis, clique nos alertas para obter mais informações ou navegue pelos diversos anos por meio da Linha do Tempo. A qualquer momento, você pode consultar o recurso Ajuda:

Para outras informações sobre a declaração do Imposto de Renda 2023, ano-calendário 2022, acesse a página Meu Imposto de Renda, da Receita Federal.

Fonte: Gov.br

Bia Montes

Postagens recentes

Fibromialgia dá direito a benefício do INSS? Conheça os requisitos e saiba como comprovar

Portadores da síndrome que enfrentam dores crônicas podem solicitar benefícios, mas precisam comprovar o impacto…

10 horas atrás

Risco do salário “por fora”: prática ilegal traz prejuízos a curto e longo prazo

informalidade na folha de pagamento reduz valor de benefícios como FGTS, férias e aposentadoria, além…

11 horas atrás

INSS confirma abono extra do 13º para aposentados e pensionistas

Segurados que começaram a receber benefícios a partir de maio terão o abono depositado nos…

12 horas atrás

Novo lote do PIS/Pasep é liberado nesta quarta. Veja regras e calendário

Trabalhadores nascidos em setembro e outubro recebem o abono a partir do dia 15. Nova…

13 horas atrás

Prorrogado prazo de cadastro obrigatório no NovoPAT

Prazo inicial terminaria em 25 de julho. Sistema antigo será totalmente desativado

15 horas atrás

Burnout no setor contábil: os sinais de alerta e o papel das lideranças na prevenção

Manter o equilíbrio entre demandas, significado das tarefas e bem-estar resulta em equipes mais engajadas…

16 horas atrás