Imagem: freepik
O financiamento para inovação é um processo multifacetado que envolve diversas fontes de recursos, sendo essencial para impulsionar avanços tecnológicos e pesquisa em empresas e instituições brasileiras.
Diferentes atores desempenham papéis cruciais nesse cenário, desde governos até instituições financeiras e empresas privadas.
A combinação certa de fontes de financiamento depende das necessidades específicas de cada empresa, seu estágio de desenvolvimento e sua capacidade de absorver riscos.
Condições e requisitos associados a cada forma de financiamento devem ser cuidadosamente considerados.
Em muitos casos, o suporte governamental, por meio de políticas e programas de incentivo, desempenha um papel significativo no estímulo à inovação ao nível nacional.
Para Rodrigo Miranda, CEO da G.A.C. Brasil, consultoria francesa especializada em inovação e desempenho, ao investir em pesquisa e desenvolvimento, as empresas conseguem estimular a criação de novas tecnologias, aumentando sua competitividade no mercado.
Além disso, a inovação impulsiona a eficiência operacional, possibilita o acesso a novos mercados e favorece o desenvolvimento de parcerias estratégicas.
Leia também: Importância Das Empresas De Contabilidade Para Os Negócios No País
“A captação de recursos não apenas auxilia na conformidade com exigências regulatórias, mas também pode gerar incentivos fiscais, fortalecer a imagem da marca e atrair investidores, contribuindo para a resiliência da empresa diante de mudanças no ambiente de negócios”, completa Miranda.
A Finep é uma agência vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e oferece diversos programas de financiamento para pesquisa e inovação. Em 2023, a Finep alcançou um marco histórico ao liberar um recorde anual de R$ 4,5 bilhões em operações de crédito, representando o maior volume financiado na história da instituição.
O BNDES tem linhas de financiamento para projetos inovadores, com destaque para o apoio à inovação em empresas e setores estratégicos.
Administra recursos não reembolsáveis utilizados em projetos entre empresas e as Unidades e Polos EMBRAPII. A alocação desses recursos é realizada conjuntamente entre a EMBRAPII, a empresa e as Unidades e Polos.
É um conjunto de medidas no Brasil destinado a incentivar a indústria de tecnologia, oferecendo vantagens fiscais a empresas que fabricam produtos eletrônicos no país.
Leia também: Inspirações Para Novos Empreendedores Iniciarem Negócios De Sucesso
Nos siga no
Participe do nosso grupo no
Muitos empreendedores encontram no Microempreendedor Individual (MEI) uma ótima alternativa para formalizar seus negócios, pagar…
Se você já foi Microempreendedor Individual (MEI) e precisou mudar de categoria empresarial, mas agora…
Ao iniciar ou gerenciar um negócio, a escolha do regime tributário pode parecer um labirinto,…
Se você é MEI, já se pegou pensando se realmente está pagando os impostos justos…
Pagar impostos faz parte do jogo quando se tem um negócio, mas ninguém gosta de…
Em 2025 dezenas de concursos públicos estão previstos, decidimos montar uma lista com as melhores…