INSS

5 dicas para te ajudar a se aposentar recebendo o teto do INSS

O teto do INSS é o valor máximo que você pode receber de qualquer benefício do INSS. O Governo Federal atualiza o seu teto do INSS todos os anos. 

Em 2023, o teto do INSS é R$ 7.507,49. Claro que é um sonho receber o teto do INSS ou pelo menos próximo dele, mas será que isso é possível?

Se você deseja saber como se aposentar recebendo o teto do INSS, continue conosco, pois preparamos 5 dicas especiais para você realizar esse sonho.

Leia Também: A Empresa Não Pagou Meu INSS, E Agora?

É possível receber o teto do INSS?

Nós já sabemos que os benefícios do INSS são calculados a partir da média dos seus salários de contribuição do beneficiário.

E nem sempre este percentual é equivalente a 100%. Por essa razão se aposentar recebendo o teto do INSS é praticamente impossível.

Para você ter uma ideia ainda que você tenha contribuído sobre o teto do INSS durante a sua vida inteira e tenha cumprido os requisitos para se aposentar com 100% da média dos seus salários de contribuição, não necessariamente você vai se aposentar com o teto do INSS.

Porém não precisa desanimar, pois ainda é possível se aposentar com um valor bem próximo do teto. Por isso separamos 5 dicas que poderão te ajudar a realizar este sonho, confira!

Leia Também: BPC Suspenso Ou Cancelado? Saiba Como Resolver

1- Planejamento previdenciário

Planejamento previdenciário é uma estratégia de análise das informações do contribuinte com o objetivo de determinar o melhor momento para solicitar a concessão de aposentadoria.

Feito através de um estudo documental de toda atividade do trabalhador junto ao INSS, é estabelecido se já é o melhor momento de se aposentar, ou se ainda não for o momento, quando será, por quanto tempo deverá contribuir ao INSS e por quais valores.

Assim, o planejamento torna possível saber qual tipo de aposentadoria é mais vantajoso para o solicitante no menor espaço de tempo possível.

Leia Também: INSS: Veja O Passo A Passo De Como Solicitar A Pensão Por Morte

2- Contribuir sobre o teto do INSS

O valor da aposentadoria dos trabalhadores é calculado com base no valor que o mesmo contribuiu durante toda sua vida profissional.

Sendo assim, para que o segurado consiga se aposentar com o teto máximo do INSS é necessário que anualmente, as contribuições feitas pelo trabalhador seja com base no valor máximo permitido do INSS, valor este que em 2023 é de R$ 7.507,49

Leia Também: INSS: Saiba Interpretar O Resultado Da Sua Perícia Médica

3- Direito adquirido

Ter direito adquirido significa que mesmo com a mudança da legislação o seu direito será mantido.

No caso da aposentadoria, a maioria das regras foi modificada pela reforma, porém, quem adquiriu o direito de se aposentar até o dia 12/11/2019, ainda que no dia 13/11/2019 a reforma tenha mudado todas as regras, mantém o direito que adquiriu antes da reforma, ou seja, de aposentar pelas regras antigas.

O direito adquirido protege situações mais benéficas ou que se justificam o afastamento de determinados dispositivos legais. 

É muito importante analisar as regras antigas e atuais para entender se os seus requisitos foram completados e como agir após a Reforma da Previdência. 

Leia Também: Quais Os Benefícios Do INSS Para Quem Sofreu Um AVC?

4- Inclusão de períodos de contribuição

Existem casos em que as empresas não fazem o registro correto na carteira do trabalhador, para ter algumas despesas a menos.

Mas isso prejudica o segurado na hora de se aposentar, pois cada mês conta para o tempo de contribuição do INSS.

Apesar das dificuldades é possível conseguir a inclusão desses períodos de trabalho por meio de provas documentais e testemunhais.

Também é importante incluir períodos como:

  • O período que você esteve no exército contará para período de carência e tempo de contribuição para aposentadoria. Todo o período, por menor que seja, contará para carência ou tempo de contribuição.
  • O trabalhador rural, antes de 31/10/1991, pode ter o tempo de trabalho rural acrescentado na sua aposentadoria sem necessidade de ter contribuído para o INSS.
  • Período de exposição a agentes nocivos, caso você tenha trabalhado com agentes nocivos até 12/11/2019, você poderá converter esse tempo especial em comum e adiantar a sua aposentadoria.

Leia Também: INSS: Confira O Passo A Passo Para Fazer A Atualização De Dados Cadastrais

5- Revisão de aposentadoria

A Revisão de Benefícios serve para reanalisar o benefício que está sendo pago para você. Tem direito a Revisão de Benefícios qualquer beneficiário do INSS que não concorde com algum parâmetro utilizado pelo Instituto na concessão do benefício.

E hoje vamos falar sobre os 6 principais tipos de revisão de benefício:

  • Revisão da Vida Toda
  • Revisão do buraco negro
  • Revisão do buraco verde
  • Revisão para inclusão de atividade rural
  • Revisão de inclusão do tempo militar
  • Revisão para inclusão de atividade especial
Esther Vasconcelos

Estudante de nutrição e apaixonada por meios de comunicação, trabalhando atualmente como redatora no Jornal Contábil.

Recent Posts

Prazo de envio do Imposto de Renda 2025 foi confirmado!

Em uma nota divulgada recentemente pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) o prazo de…

4 horas ago

Informe de rendimentos para beneficiários do INSS está disponível!

Os aposentados, pensionistas e outros beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já podem…

6 horas ago

Posso criar CNPJ de MEI no nome do cônjuge? Essas são as consequências

Muitos empreendedores encontram no Microempreendedor Individual (MEI) uma ótima alternativa para formalizar seus negócios, pagar…

14 horas ago

Quer voltar a ser MEI no meio do ano? O que fazer

Se você já foi Microempreendedor Individual (MEI) e precisou mudar de categoria empresarial, mas agora…

14 horas ago

Lucro Presumido x Lucro Real: veja o mais vantajoso para seu negócio

Ao iniciar ou gerenciar um negócio, a escolha do regime tributário pode parecer um labirinto,…

14 horas ago

MEI: você está pagando impostos a mais sem saber?

Se você é MEI, já se pegou pensando se realmente está pagando os impostos justos…

14 horas ago